Laboratório de Línguas: cursos para adultos e crianças

Serão ofertadas turmas de Inglês para internacionalização, Italiano para adultos, e turmas de Inglês e Espanhol para crianças de 8 a 12 anos.

A equipe do Laboratório de Línguas da UEL, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), apresenta novas opções de cursos para o primeiro semestre de 2021. Serão ofertadas turmas de Inglês para internacionalização e de Italiano para adultos, e turmas de Inglês e Espanhol para crianças de 8 a 12 anos. As inscrições poderão ser feitas de 15 a 21 de fevereiro no site do LabLínguas. As aulas têm início em 1º de março, na modalidade remota.

O curso de Italiano será um dos nove idiomas ofertados pelo Laboratório. As vagas são para o nível iniciante (nível 1), ou seja, para alunos que ainda não possuem conhecimento do idioma.

Já para o curso de Inglês para internacionalização, é necessário que os alunos tenham conhecimento intermediário ou avançado de Língua Inglesa. São seis opções diferentes de turmas, conforme a habilidade: oral, escrita e preparação para o exame TOFEL IBT. O objeto é preparar o estudante para atividades acadêmicas, entre elas escrita de abstracts, e profissional, para entrevistas em inglês.

(Divulgação; Lablínguas)

Essas novidades foram possíveis pelo empenho dos professores envolvidos nas atividades do Laboratório de Línguas, que conta hoje com a coordenação administrativa da professora Samantha Gonçalves Mancini Ramos e coordenação pedagógica da professora Cláudia Cristina Ferreira, ambas do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, do CCH.

Crianças – Os cursos de Inglês e Espanhol ofertam duas turmas, ofertadas no período matutino e vespertino. As turmas são para crianças de 8 a 12 anos. Os cursos somam 30 horas-aulas semestrais, com taxa única de matrícula no valor de R$195,00.

As aulas serão começam no formato remoto e, futuramente, poderão migrar para aulas presenciais, conforme as orientações sanitárias sobre a pandemia da COVID-19. A coordenadora pedagógica do Laboratório de Línguas, Claudia Cristina Ferreira, assinala que o curso de Inglês para crianças é ofertado desde 2013 e, a pedido de pais, que gostaram do resultado, também foram abertas turmas de Espanhol.

Ela conta que as aulas são preparadas com muito cuidado, ajustadas às necessidades do público infanto-juvenil, por isso a metodologia é pensada para atendê-los de modo lúdico, com jogos, leituras, brincadeiras e dinâmicas diversificadas, no intuito de que as crianças aprendam de forma prazerosa e agradável. São ações que “tornam possível aprender um idioma desde a infância”.

Cursos – Para adultos são ofertados o seguintes idiomas: Alemão (nível 1 a 7), Espanhol (nível 1 a 5), Francês (nível 1 a 8), Grego (nível 1 e 2), Inglês (nível 1 a 8, conversação e leitura instrumental), Latim (nível 1 a 4), Mandarim (nível 1 a 4) e Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL).

Os cursos regulares têm 60 horas-aulas semestrais, com emissão de certificado de participação. Como requisito, é necessário ter 16 anos completos no ato da matrícula. Para todos os cursos, as vagas são limitadas à quantia de 20 alunos por turma.

A matrícula deve ser feita de 15 a 21 de fevereiro, na do Lablínguas. Os valores das taxas são de R$ 300,00 (comunidade interna) e R$ 390,00 (comunidade externa).

Nivelamento – Estudantes que já possuem conhecimento em alguma das línguas podem se inscrever para o Teste de Nivelamento. A partir do desempenho no exame, é indicado o melhor nível para continuar o estudo do idioma. As inscrições podem ser feitas até 3 de fevereiro, no site do Lab Línguas. A taxa é de R$ 15,00 por idioma a ser avaliado.

Os testes serão aplicados de forma remota, via Google Classroom, de 8 a 12 de fevereiro, sendo um dia específico para cada idioma. Com a divulgação do resultado, os alunos poderão fazer a matrícula no período indicado.

Mais informações sobre os cursos do Laboratório de Línguas pelo e-mail labling@uel.br, por WhatsApp (43) 3371-4296.