Livro lançado pela EDUEL aborda princípios de lógica elementar

Livro lançado pela EDUEL aborda princípios de lógica elementar

Além de interessados em geral, a obra é direcionada a estudantes de graduação e pós-graduação em Matemática, Computação e Filosofia.

Os estudos de lógica tendem a ser considerados como algo restrito aos pesquisadores de exatas, em especial de Matemática. No entanto, todos podem aprender e utilizar os conceitos para melhorar argumentação e resolver problemas – inclusive questões de concursos e provas bastante concorridas. Essa é uma das tônicas da obra Lógica Elementar, publicada pela Editora da Universidade Estadual de Londrina (EDUEL) em 2020 e escrita pelo professor do Departamento de Filosofia Carlos Luciano Montagnolli. 

A obra é direcionada a estudantes de graduação e pós-graduação em Matemática, Computação e Filosofia, que utilizam o arsenal de categorias da lógica com mais frequência, mas também pode ser lida pelo público em geral. “Para compreender, não há exigência de conteúdos além da teoria dos conjuntos, que se aprende no ensino básico”, comenta.

O livro traz os principais conceitos básicos de lógica, com capítulos para estudo de lógica Proposicional, de Primeira Ordem e Aritmética. Na obra, podem ser encontradas provas para resultados como a consistência, a correção e a completude da lógica proposicional e da lógica de primeira ordem para o Teorema de Church, da Indecidibilidade da Lógica de Primeira Ordem, e para os Teoremas de Incompletude de Gödel, além de uma apresentação da primeira versão da Prova de Gentzen para a consistência da aritmética.

Exatas – De acordo com Montagnolli, a lógica, a despeito de ser muito estudada nas últimas décadas devido ao desenvolvimento da Inteligência Artificial e da robótica. “Os filósofos gregos utilizavam os pressupostos para resolver problemas e observar a validade de argumentos, algo que ainda é feito em diversas áreas, como Direito, por exemplo”, afirma.

Somente a partir do século XIX, segundo o pesquisador, a lógica passou a ser utilizada com muita frequência nas ciências exatas como uma força produtiva para o desenvolvimento tecnológico. “Para criar inteligência artificial, é necessário utilizar esses conhecimentos para a simulação de raciocínio nas máquinas. Desse modo, a lógica passou a ser cada vez mais utilizada como uma ferramenta das exatas”, explica o autor.

Serviço

Título: Lógica Elementar ( 2020, EDUEL, 319 páginas).

Autor: Carlos Luciano Montagnolli.

Valor: R$72,00.

Leia também

UEL FM apresenta “Preta Voz”, série que integra campanha contra racismo

A UEL FM integra a campanha “UEL na Luta contra o Racismo”, lançada oficialmente semana passada, com uma série de entrevistas especiais intitulada “Preta Voz”, produzida e apresentada pela jornalista Janaína Ávila. A série, de cinco programas, traz perfis de profissionais pretos mostrando a potência e o talento em suas áreas de atuação. O primeiro […]


SETI, Fundação Araucária e UEL apresentam Arranjo de Pesquisa e Inovação com foco na Biodiversidade 

A Secretaria Estadual de Ciência Tecnologia e Ensino Superior (SETI) juntamente com a Fundação Araucária e a UEL apresentaram nesta terça-feira (28) o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Biodiversidade: Recursos Genéticos e Biotecnologia que tem o objetivo de integrar grupos com foco na diversidade ambiental e na redução dos impactos das mudanças climáticas. […]


Capacita DCNT passa para fase de formação de profissionais

Capacita DCNT, um projeto cujo título original é “Formação de gestores e profissionais de saúde da APS (Atenção Primária à Saúde) do Estado do Paraná no enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis: análise de efetividade a partir de abordagem quali-quantitativa”, teve abertura oficial na sexta-feira, dia 24, no Anfiteatro do HU. Trata-se da segunda etapa […]


Crianças hospitalizadas do HU fazem seus próprios cupcakes de Páscoa

Pacientes mirins do Hospital Universitário da UEL tiveram uma tarde de diversão, no útlimo dia 22, ao lado do Chef Taico, chefe de cozinha, YouTuber  e padrinho do projeto que desenvolveu a ação. As crianças botaram a mão na massa e decoraram seus próprios cupcakes com confetes coloridos, cobertura de chocolate, coelhos e ovinhos de chocolate. A […]