Reitores das IEES debatem agenda legislativa com líder de governo da ALEP

Encontro ocorreu na última quarta-feira (10), em Ponta Grossa. Iniciativa foi da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (APIESP).

Pedro Livoratti

Agência UEL

Reitores das sete Universidades Estaduais Paranaenses se reuniram nesta quarta-feira (10) em Ponta Grossa para discutir uma agenda a ser apresentada ainda neste primeiro semestre do ano junto à Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). O encontro contou com a participação do deputado estadual Hussein Bakri, líder do governo na ALEP, e com a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt. A iniciativa foi da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp).

O deputado Hussein Bakri ressaltou a importância da Lei de Cargos e Salários, além dos projetos que instituem a Lei de Inovação e das Fundações. “São leis importantes para o bom funcionamento das universidades e que vão facilitar parcerias para o desenvolvimento das instituições”, ressaltou o parlamentar durante o encontro. Ele destacou também a intenção de ser um intermediador das Universidades junto à ALEP, buscando sempre a liberação de recursos e a qualidade das Instituições de Ensino Superior Públicas.

Para a presidente da Apiesp, professora Fátima Aparecida da Cruz Padoan, reitora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), o encontro foi positivo porque os reitores puderam expressar suas preocupações e dificuldades prementes diretamente ao líder do governo. “As nossas universidades são um apoio muito grande ao Governo do Estado e nós queremos reiterar nossa disposição”, definiu ela.

Reitor da UEL, Sérgio Carvalho, destaca oportunidade em fortalecer o relacionamento junto à ALEP (FOTO: Assessoria/UEPG).

Para o reitor da UEL, Sérgio Carvalho, o debate realizado por intermédio da Apiesp foi importante para estabelecer agenda de interesse das Universidades no Legislativo paranaense já nesse início de ano. “Foi uma oportunidade de fortalecer um relacionamento recíproco com a ALEP, que aliás tem sido muito bom”, definiu o reitor. Ele destacou que nos próximos meses os deputados estaduais deverão debater assuntos de grande interesse das Instituições como por exemplo a citada Lei de Cargos e Salários, que encontra questionamento por parte do Tribunal de Contas.  “Nós temos uma série de agendas das universidades que passam pela Assembleia Legislativa e o deputado Hussein é uma das forças na Alep que sempre está colaborando com a comunidade universitária”, reforçou o reitor.

Repercussão – Para o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, anfitrião do encontro, o debate entre os reitores e líder do governo foi bastante proveitoso porque permitiu planejar ações futuras, tanto nas próprias universidades quanto em relação a legislações que se referem às universidades e que estão na assembleia.

O reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Julio César Damasceno, destacou que é necessário manter constante contato entre as instituições de ensino superior e o governo. “Nós temos que ter um alinhamento com a casa legislativa e como o deputado é líder do governo, a condição que ele tem para nos auxiliar com nossas pautas é significativa”, complementou.

(Com informações da Assessoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa).