Programa de Pós-graduação em Sociologia recepciona novos alunos com Semana científica

A 1ª Semana de Ingressantes do PPGSOC/UEL será de 1º a 5 de março, com palestras e cursos de extensão transmitidos via Google Meet.

Beatriz Botelho

Agência UEL

Para recepcionar os novos alunos do primeiro semestre de 2021, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGSOC), do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), será realizada a 1ª Semana de Ingressantes do PPGSOC/UEL. Entre os dias 1º e 5 de março, o evento conta com palestras e cursos de extensão, transmitidos via Google Meet. Interessados em participar como ouvintes podem se inscrever – AQUI.

(Divulgação).

Com o tema “Caminhos para uma educação científica plural”, o objetivo da Semana é oferecer oportunidade de formação e aprofundamento de conhecimentos científicos tanto a pesquisadores das Ciências Sociais ou áreas afins da UEL e de outras instituições de Ensino Superior, quanto a professores da Educação Básica, além de refletir sobre os desafios impostos à pesquisa social.

Aula – A aula inaugural, no dia 1º de março, às 14h30, será ministrada pelo professor convidado Renato Ortiz, da Universidade de Campinas (Unicamp). Ele falará sobre “Assimetrias do conhecimento sobre o trabalho intelectual”. Esta é a segunda vez que o professor participa de uma aula inaugural do Programa. A primeira foi em 2015, quando ele falou sobre globalização, cultura e sociedade no Anfiteatro do CCH.

A programação conta ainda com palestras ministradas por estudantes de Mestrado e Doutorado do PPGSOC, que abordarão temas atuais aplicados à Sociologia, como por exemplo, storytelling, podcasts e Sociologia digital. Além disso, conteúdos que serão utilizados na vida acadêmica dos ingressantes, como pesquisa de campo, escrita científica e currículo lattes, também fazem parte da programação.

A aula de encerramento, marcada para 5 de março, será ministrada pelo professor Cleber Lopes, do Departamento de Ciências Sociais, do CCH. A partir das 14h30, ele falará sobre “Como escolher um periódico para submeter seu artigo”. A programação completa do evento está no perfil do PPGSO/UEL.

Mais informações sobre a 1ª Semana de Ingressantes do PPGSOC/UEL podem ser obtidas pelo e-mail discentesuelppgsoc@gmail.com ou na página do PPGSOC/UEL.