Cops apresenta logística do Vestibular 2021 aos integrantes do Conselho de Administração

O total de 1.430 salas de aulas serão distribuídas em 74 escolas, Universidades e Faculdades de Londrina, mais que o dobro dos anos anteriores.

A logística e os cuidados que deverão ser tomados para reduzir os impactos da pandemia do novo Coronavírus durante o Vestibular 2021 da UEL foram apresentados nesta quarta-feira (24) para os membros do Conselho de Administração (CA), formado por Pró-reitores, dirigentes de unidades e pelos diretores dos nove Centros de Estudos. A prova será realizada no próximo dia 14 de março, a partir das 14 horas, em fase única, em 1.430 salas de aulas distribuídas em 74 escolas, Universidades e Faculdades de Londrina, mais que o dobro dos anos anteriores. Os cerca de 27,5 mil inscritos deverão obedecer o protocolo recomendado pelas autoridades de saúde como aferição de temperatura, uso de máscara e álcool 70, além do distanciamento social.

O reitor Sérgio Carvalho convidou a responsável pela Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), professora Sandra de Oliveira Garcia, para dar informe aos conselheiros, em virtude da repercussão do cancelamento do concurso da Polícia Civil e do Vestibular por parte da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no último final de semana. A reunião foi realizada na quarta-feira (24), no período da tarde, em meio virtual. De acordo com o reitor, os fatos recentes provocaram assédio de meios de comunicação, candidatos e por alguns setores da sociedade preocupados com a manutenção do Vestibular da UEL.

(Divulgação).

A Coordenadora da Cops explicou aos conselheiros que todo o planejamento envolvendo o Vestibular como ensalamento, cuidados com saúde, provas, e definição das equipes de aplicação, fiscalização e logística está 100% executado. Ela ressaltou que os candidatos ocuparão metade da lotação habitual das salas, garantindo o distanciamento recomendado.

“Teremos quase 3 mil pessoas trabalhando no dia, número maior que nos anos anteriores, por causa do aumento de salas. Seguiremos procedimentos e protocolos, como higienização de chão, banheiros, maçanetas etc. Nossos termômetros com pilhas já chegaram. Nossas equipes vão utilizar faceshields cedidos pela Justiça eleitoral”, contou a professora. Outra providência é que os locais de provas serão abertos mais cedo esse ano, a partir das 13 horas, uma hora antes do início da prova. O objetivo é proporcionar a segurança e o distanciamento entre os vestibulandos.

Ela explicou também que esse ano os estudantes receberão informações no Cartão do Candidato sobre a obrigatoriedade do uso e da troca de máscaras durante a prova. Outra providência será uma sala especial, em cada local de prova, para recebimento de pessoas que apresentarem qualquer sintoma de saúde, com distanciamento ampliado. A coordenadora ressaltou que todas as definições sobre o vestibular são discutidas e realizadas em conjunto com a Comissão Permanente de Seleção (COPESE), que é composta por professores e servidores representantes dos diversos órgãos da universidade.

Os membros do Conselho de Administração destacaram a importância das medidas que estão sendo adotadas e valorizaram a experiência da equipe na organização dos protocolos para o Vestibular. O diretor do Centro de Ciências Exatas (CCE), professor Silvano Cesar da Costa confirmou que todas as salas do CCE foram conferidas pessoalmente pela equipe da Cops, que realizou uma avaliação minuciosa dos espaços que deverão ser utilizados no dia da prova.

A diretora do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), professora Tânia Lobo Muniz, elogiou o trabalho da equipe da Coordenadoria de Processos Seletivos, que cumpre um cronograma rígido e de qualidade, que demonstra expertise na organização de testes seletivos e concursos. “Temos que seguir esse caminho e destacar a qualidade do trabalho realizado pela equipe, e a capacidade de organização técnica que é a marca dos Vestibulares e dos concursos organizados pela UEL”, afirmou ela.