Labted recebe R$ 200 mil em equipamentos para EAD e ensino remoto

São 28 computadores e cinco notebooks, que vão recompor a infraestrutura do Laboratório, permitindo a atualização de tecnologia.

O Laboratório de Tecnologia Educacional (Labted) da UEL recebeu na segunda-feira (15) 28 computadores e cinco notebooks, que vão recompor a infraestrutura do Laboratório, permitindo a atualização de tecnologia e condições materiais para que a unidade possa participar de novos projetos. O investimento total chega a R$ 200 mil, recursos repassados pela Superintendência Geral de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (SETI), dentro do projeto Universidade Virtual do Paraná (UVPR). A entrega oficial ocorreu durante rápida cerimônia, no Labted, Campus da UEL, com a presença do reitor Sérgio Carvalho e do diretor da unidade, professor Pedro Paulo Ayrosa.

Os novos equipamentos suprem demanda antiga, de acordo com o diretor do Labted, e serão utilizados no apoio das ações em educação a distância e no ensino remoto, envolvendo capacitações e suportes a eventos não presenciais, beneficiando estudantes e professores.

Reitor Sérgio Carvalho e vice-reitor Décio Sabbatini Barbosa com o diretor do LABTED, Pedro Paulo Ayrosa, no momento da entrega dos equipamentos.

A UVPR é a rede de Educação a Distância que reúne os centros de EaD das instituições estaduais de ensino superior para o desenvolvimento de projetos e cursos. O objetivo é ampliar o quantitativo de vagas na graduação e na pós-graduação, assim como facilitar o acesso a outros tipos de formações por meio da modalidade de educação a distância.A atuação em rede das universidades pretende incentivar a pesquisa na área e também o desenvolvimento de inovações a partir do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICS).

O projeto foi criado em 2015 e conta com a representação de professores de todas as Universidades Estaduais, diretamente envolvidos na ferramenta a distância. A UEL é representada pelo próprio diretor do Labted. Quando da criação da UVPR, o governo justificou a necessidade de instituir ferramentas com foco na democratização do ensino superior e pela defesa do acesso e permanência das pessoas em educação superior, pública e de qualidade, a partir do uso de novas tecnologias.

Demanda local – As atividades do setor de educação a distância da UEL foram ampliadas nos últimos anos para atender demandas de cursos e projetos e, também, na parceria com a UVPR. De acordo com o diretor do Labted, soma-se a isso o trabalho que vem sendo realizado na execução do ensino remoto emergencial, com foco na construção de uma educação que utilize o ensino híbrido. “Por isso é fundamental que a estrutura atual seja modernizada e ampliada sempre para atender às novas demandas que surgem”, afirma o professor.