Projeto realiza seminário sobre diferentes olhares teóricos da Educação

Palestrantes convidados são professores do Departamento de Educação, do CECA. Seminário começa no próximo dia 27.

O projeto de pesquisa “A política educacional no Brasil e na Argentina pós-2015: Quo Vadis?” realiza, no próximo sábado (27), das 8h30 ao meio-dia, o seminário “Diferentes olhares sobre o fenômeno educativo: Antonio Gramsci, Theodor Adorno e Dermeval Saviani”. O seminário será transmitido pelo YouTube – CONFIRA. As inscrições podem ser feitas AQUI, clicando no nome do evento.

Os palestrantes convidados são professores do Departamento de Educação da UEL. O professor Edmilson Lenardão apresentará a perspectiva teórica elaborada por Dermeval Saviani; a professora Zuleika Claro Piassa discutirá conceitos da Teoria Crítica que estão sendo bem recepcionados nas pesquisas em educação; e a professora Eliacir Neves França abordará a contribuição de Antonio Gramsci para a educação.

(Divulgação/Projeto).

Internacionalização – O projeto é coordenado pela professora Eliacir Neves França (Departamento de Educação) e existe desde 2019, a partir de um projeto anterior, ligado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior do Mercosul (NEIES). Envolvia Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai e fazia estudo comparativo da Educação nestes países de 2015 para cá, quando houve uma “guinada à direita” no contexto político destas e outras nações do mundo.

Participam do atual projeto as Universidades argentinas de Córdoba, São Luís Buenos Aires, a Universidade do Minho (Portugal) e, no Brasil, a Universidade Federal de Minas Gerais, Unesp/Marília e Universidade Federal Tecnológica do Paraná. Os pesquisadores estudam as políticas de internacionalização, avaliação, creditação e regulamentação, currículos, ensino médio (secundário) e ampliação da jornada escolar para adoção do modelo integral.

A pergunta em latim no título do projeto significa “Aonde vais?”, porque os pesquisadores se indagam e indagam a sociedade que rumos a Educação vai tomar. A expressão original teria sido dita por Pedro (que fugia de Roma) a Jesus. Existe uma igreja no local onde o episódio teria acontecido, e um filme de 1951 conta a História.