Nota da Reitoria

A instituição é comprometida com o desenvolvimento regional e nacional e a garantia da liberdade e a pluralidade de ideias.

publicado por

Agência UEL

A reitoria da Universidade Estadual de Londrina manifesta preocupação com os possíveis desdobramentos da aprovação do projeto de Lei Nº 490, em tramitação no Congresso Nacional, que trata das demarcações de terras indígenas no território nacional, e se solidariza com as demandas dos povos indígenas por respeito e valorização de sua cultura, e pela garantia da posse de seus territórios.

A Universidade Estadual de Londrina, por meio da CUIA – Comissão Universidade para os Índios, desenvolve programas, projetos e outras políticas públicas para que os indígenas do Paraná tenham formação em nível superior, e desenvolvam atividades de pesquisa, ensino e extensão para suas comunidades.  A instituição está comprometida com o desenvolvimento regional e nacional e busca garantir a liberdade e a pluralidade de ideias, a igualdade, a justiça social e o combate ao racismo, desta forma, também assume o compromisso social de afirmação dos povos indígenas e suas lutas históricas.

A reitoria da UEL compreende que o desenvolvimento cultural, econômico e social em várias regiões do país prescinde de projetos integrados com suas comunidades, que coloquem em primeiro plano a valorização da vida e da cultura dos diferentes povos.

REITORIA – UEL.

CUIA – A CUIA também redigiu manifestação de apoio às organizações indígenas – Confira Aqui.