Ano letivo 2021 em formato remoto começa segunda-feira (2) com recepção aos ingressantes

Prograd e Colegiados divulgam extensa programação da Ser UEL - Semana de Recepção, que marca retomada das aulas.

Cerca de 13 mil estudantes dos 54 cursos de graduação da UEL retomam às aulas a partir da próxima segunda-feira (2), dando início ao ano letivo 2021 da UEL, em formato remoto emergencial, obedecendo Resolução aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), que orienta as atividades acadêmicas. Os mais de 3 mil ingressantes, aprovados no último Vestibular da Instituição, também serão recepcionados pelos Colegiados de cursos de graduação com atividades específicas.

O ano letivo 2021 prossegue até 15 de dezembro de 2021. O segundo semestre será de 24 de janeiro de 2022 a 23 de junho do próximo ano. Segundo a Pró-reitora de Graduação, professora Marta Favaro, neste primeiro semestre estão planejadas ações remotas, com algumas exceções para atividades presenciais, caso de cursos da área de saúde, que demandam aulas práticas ou internatos. Nestes casos, as atividades são reguladas por Resolução da Sesa (Secretaria Estadual de Saúde) do Paraná, com o devido cumprimento de protocolos sanitários.

Prograd e Colegiados dos Cursos de Graduação divulgam programação para primeira semana de aula. É a semana SER UEL.

Ela explica que os Colegiados de cada curso elaboraram seus respectivos Planos Especiais de Matriz Curricular, que apresentam a oferta das atividades acadêmicas como aulas, estágios e eventos. Os Planos trazem o cronograma de atividades de cada período, descrevendo exatamente data, horário e as disciplinas.

A Pró-reitora explica que na UEL as atividades são reguladas por Ato Executivos que consideram as medidas sanitárias e o estágio de vacinação da população. Diferente das Redes Públicas de Ensino, que elaboraram retorno gradual, na Universidade a atividade presencial dos estudantes está suspensa até dezembro deste ano.

“Estamos observando o alcance vacinal na nossa comunidade estudantil. Considerando essa condição, os Colegiados de Cursos planejaram atividades remotas nesse primeiro semestre”, afirma. A Pró-reitora explica que, no caso dos estudantes da UEL, além da quantidade, uma boa parte mora fora de Londrina, o que exige estabelecer um protocolo seguro para receber todo o quantitativo. Dessa forma, o retorno presencial híbrido deverá ocorrer no segundo semestre, que começa em 24 de janeiro do próximo ano. “A partir de outubro teremos condições de avaliar a cobertura vacinal da comunidade estudantil com vistas ao planejamento do segundo semestre”, afirma.

Recepção online tem atividades e ações direcionadas aos novos alunos dos cursos de graduação, aprovados e convocados no último Vestibular da Instituição. (FOTOS: Arquivo COMUEL).

Boas vindas

A Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), juntamente com os Colegiados de Cursos, preparou uma recepção em formato virtual para os cerca de 3 mil ingressantes da UEL. Será divulgada nesta sexta-feira, a partir das 14 horas, em página específica toda a programação geral, mas os estudantes poderão entrar nos sites de seus respectivos cursos para acompanhar a programação específica, com atividades culturais e acolhimento. A programação completa da Semana poderá ser acompanhada AQUI/CONFIRA, disponível na página da PROGRAD.

A preocupação é que o ingressante possa identificar colegas, professores e o atendimento junto aos Departamentos para que sejam orientados neste início de atividade. Estudantes ingressantes que tiverem dificuldade com equipamentos para acompanhar as atividades remotas serão orientados a buscar atendimento junto ao Programa de Assistência Estudantil (PROPE).

Na segunda-feira (2), a Prograd preparou uma programação no YouTube oficial, nos períodos da manhã, tarde e noite. Na terça-feira (3), a partir das 19h30, está agendada Roda de Conversa, também no canal oficial, com ex-alunos conhecidos. Participam do debate a jornalista veterana da RPC, Dulcinéa Novaes, o biólogo e pesquisador Ivan Glaucio Paulino Lima e o ex-Secretário Estadual de Saúde do Paraná, médico Gilberto Martin.

Confirmação de Matrícula

Os mais de 3 mil ingressantes do Vestibular 2021 e do Sisu precisam estar atentos aos procedimentos necessários logo neste início de atividades. Na primeira semana de aula (de 2 a 6 de agosto), todos os novos alunos da UEL deverão fazer a confirmação de matrícula, via Portal do Estudante de Graduação.

Outro detalhe importante é a criação do e-mail da Universidade – @uel – que os ingressantes poderão fazer via Internet. Todos os detalhes estão no site da Prograd, em um tutorial que orienta os passos para o estudante ter acesso ao e-mail institucional.