EPIC reúne professores e pesquisadores da área de ensino de inglês

Encontro e Seminário começam dia 25 de setembro e seguem com mesas-redondas, comunicações e palestras até 30 de outubro.

O 5º Encontro de Professores de Inglês para Crianças (EPIC em Casa) e 4º Seminário de Avaliação de Línguas Estrangeiras para Crianças estão com inscrições abertas até o dia 18 de setembro. Em formato online, os eventos começam dia 25 de setembro e vão até outubro com atividades – mesas-redondas, comunicações e palestras. O encerramento será no dia 30 de outubro.

O Encontro e o Seminário são promovidos pelo grupo de pesquisa Formação de Professores e Ensino de Línguas para Crianças (FELICE), vinculado ao CNPq, e promovido pelo Núcleo de Assessoria Pedagógica para o Ensino de Línguas (NAP) e o Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (LEM).

Os eventos são direcionado a professores em serviço, pré-serviço, pesquisadores e formadores de professores interessados no contexto de ensino de línguas estrangeiras a crianças. Também busca articular as áreas da pesquisa, ensino e extensão com as demandas mais atuais do contexto da pandemia do novo coronavírus.

O evento de Letras é realizado pelo grupo de pesquisa Formação de Professores e Ensino de Línguas para Crianças (FELICE), vinculado ao CNPq, e promovido pelo Núcleo de Assessoria Pedagógica para o Ensino de Línguas (NAP) e o Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (LEM). Conta com coordenação das professoras Juliana Reichert Assunção Tonelli, do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL), e Claudia Jotto Kawachi Furlan, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Inscrições

As inscrições estão no segundo lote. Para ouvintes, o valor é de R$ 55,00. É necessário indicar, na plataforma de inscrição, a condição de “ouvinte” para se inscrever. Para se inscrever, é só acessar o site do evento e preencher formulário online.

(Divulgação/EPIC).

Palestrantes confirmados

A abertura do evento de Letras será no dia 25 de setembro, às 9 horas, com a professora Fiona Copland, da Universidade de Stirling, Escócia. Fiona lecionou inglês para crianças e adultos na Nigéria, nos anos 1990, em uma experiência que durou cinco anos. Ela concentra seus estudos na área de etnografia linguística em inglês e na certificação do Ensino de Inglês para Falantes de Outras Línguas (TESOL).

No dia 15 de outubro, o evento prossegue com a mesa-redonda “O ensino de línguas adicionais em contextos públicos brasileiros”. No dia 23, será realizada a mesa-redonda “Repensando a formação de professores e professoras para a educação linguística na e para a infância”, com a professora Paula Garcia de Freitas. Paula é professora de Italiano no Curso de Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da pós-graduação em Letras da federal paranaense.

O evento prossegue com sessões de comunicação, com apresentação de trabalhos e discussões. A programação completa do evento pode ser acessada Aqui/ProgramaçãoEPIC.