Preço público da inscrição para o Vestibular 2022 da UEL é de R$ 140,00

O valor foi definido pelo Conselho de Administração da Universidade esta semana. Ficou 5 reais a mais do que o último Vestibular.

O Conselho de Administração da UEL fixou o valor do preço público de inscrição do Vestibular 2022 em R$ 140,00 (cento e quarenta reais). O valor é 5 reais a mais do que último vestibular e se justifica pelos custos e pelo caráter excepcional do concurso, que como o de 2021 foi realizado em fase e dia únicos. Ainda assim, o valor é bem inferior aos 152 reais anteriores. Comparada às outras maiores universidades públicas do estado, a UEL ainda pratica preço inferior: foram 155 reais na UFPR e 160 reais na UEM.

Na reunião do Conselho, a discussão do tema foi marcada pela ponderação e pela preocupação dos membros em relação ao valor a ser fixado. Para o reitor, professor Sérgio Carlos de Carvalho, é preciso lembrar sempre o peso do valor da inscrição para as famílias, sobretudo aquelas mais atingidas economicamente no último ano. Além disso, ele frequentemente reafirma, a UEL é uma instituição pública com compromissos e responsabilidades sociais, e a realização do vestibular da UEL impacta de forma importante na cidade.

(Divulgação/COPS).

Na avaliação da coordenadora da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), professora Sandra Garcia, o preço é resultado de um esforço da instituição, sensível à situação econômica pela qual passa o país em razão da pandemia. Ela lembra também das políticas e mecanismos de isenção e descontos do valor da inscrição, que já estão em andamento. Na modalidade Número de Identificação Social (NIS) do CadÚnico, já foram atendidos 1.156 pedidos de isenção, e ainda falta a avaliação socioeconômica, que está com inscrições abertas até dia 17 de agosto.

A coordenadora enfatiza ainda a excepcionalidade do próximo concurso, que também será em fase e dia únicos, em 6 de março, igualmente pelo cenário atual. Tanto ela quanto o reitor observaram que um Vestibular com mais dias de provas terá logicamente custo mais alto.