Minicurso: pensamento crítico dialético e relações entre arte e política

Minicurso: pensamento crítico dialético e relações entre arte e política

Aberto à comunidade em geral, o minicurso será ministrado pela professora convidada Bruna Della Torre (USP/UnB/Unicamp).

Tem início hoje (31) o minicurso “Dialética do Engajamento: Estética e Política em Walter Benjamin, Bertolt Brecht, Georg Lukács e Theodor W. Adorno”. Transmitido pelo Google Meet, o evento prossegue até 28 de setembro, às terças-feiras, em encontros gravados, a partir das 19 horas. É aberto à comunidade em geral, com ênfase a estudantes, pesquisadores, professores do ensino básico, e será ministrado pela professora Bruna Della Torre (USP/UnB/Unicamp).

O objetivo do curso é apresentar as principais linhas da crítica dialética da cultura de cada um destes autores, assim como abordar as principais polêmicas que estruturaram o debate entre eles. Todos eles possuíam uma teoria sobre a relação da produção artística com a política, a partir do pensamento marxista.

(Divulgação)

No primeiro dia (31 de agosto), será abordado o pensamento de Walter Benjamin. No dia 14 de setembro, o método Brecht, o Marxismo e a “re-funcionalização” da arte. No dia 21, Lukács e o romance histórico (realismo ou modernismo?). E no dia 28, Adorno, autonomia e engajamento.

Inscrições – As inscrições podem ser feitas até as 23h59 de hoje. Não há taxa de inscrição e será certificado. O link do curso será enviado aos inscritos por e-mail. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: daniela.vieira@uel.br . Ela é professora do Departamento de Ciências Sociais da UEL e atua nas áreas de Pensamento Social Brasileiro, Sociologia da Cultura e Música Popular Brasileira.

Leia também