BNCC e a disciplina de História no Ensino Médio são temas de evento

Programação, dias 14 e 15 de setembro, tem convidados de instituições públicas e privadas e professores dos ensinos Médio e Superior.

O Departamento e Colegiado de História, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), realiza, entre os dias 14 e 15 de setembro, o evento “BNCC, Jovens e Ensino Médio em Tempos Virtuais: o que muda no Ensino de História?”. A iniciativa é promovida pelos professores de Ensino em História e tem o objetivo de discutir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Ensino Médio, além das transformações ocorridas no ensino remoto com a pandemia do novo coronavírus.

A BNCC é um documento de caráter normativo, implantado em 2017, que define o conjunto de conteúdos de aprendizagem necessários para o estudante dos ensino Fundamental e Médio nas escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Professores das áreas de Humanidades afirmam que a nova Base Curricular reduz a importância das disciplinas da área, como História, Geografia e Filosofia.

(Divulgação).

Segundo uma das coordenadoras do evento, professora Ana Heloisa Molina, o evento vai discutir dois pilares: a BNCC e o ensino de história. Também tem o objetivo de analisar as interfaces entre o ensino da disciplina e os usos da internet pela juventude. “Nós vamos abordar desde o começo da elaboração da BNCC até o final, inclusive com participantes que estiveram na elaboração (do documento). A Base Curricular veio a ser, depois, um grande ‘Frankenstein’, que exclui as Humanidades da formação dos estudantes”, avaliou a professora.

Inscrições – O evento terá mesas de discussão nos períodos da manhã e à noite, com convidados de instituições públicas e privadas e professores dos ensinos Médio e Superior. No dia 14, às 8h30, o evento abre com a mesa “BNCC e o Ensino de História”, que será replicada à noite, às 19h30. No dia 15, pela manhã e à noite nos mesmos horários, o público pode conferir a mesa “Juventudes, internet e história: desafios contemporâneos”.

As inscrições para o evento vão até o próximo dia 13 de setembro e podem ser feitas pelo site da UEL – acesse aqui. São 150 vagas disponíveis. O evento será transmitido pelo canal no YouTube do Colegiado de História da UEL. Confira abaixo a programação completa:

(Divulgação)