Debate online tem Poemas Escolhidos de Gregório de Matos, obra exigida no Vestibular

A ação, que ocorre nesta segunda-feira (13), às 18h30, é gratuita e não é necessário fazer inscrição prévia para participar.

Nesta segunda-feira (13), às 18h30, o projeto Literatura na Biblioteca, parceria entre UEL e Prefeitura de Londrina, promove palestra sobre o livro Poemas Escolhidos de Gregório de Matos.  A iniciativa é desenvolvida em ambiente virtual, devido à pandemia da Covid-19, por isso os interessados em participar deverão acessar o canal oficial das Bibliotecas Públicas de Londrina, no YouTube. A ação é gratuita e não é necessário fazer inscrição prévia para participar.

De acordo com a diretora das Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina, Leda Maria Araújo, o projeto busca propiciar, aos vestibulandos, palestras, oficinas e debates acerca das obras solicitadas no vestibular da UEL. “A intenção é discutir criticamente obras literárias com o intuito de desenvolver o senso crítico e o pensar reflexivo dos participantes, por meio da leitura de literatura”, ressaltou.

(Divulgação).

A iniciativa é resultado de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Diretoria de Bibliotecas, com o Programa de Pós-Graduação em Letras/Estudos Literários, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), da Universidade Estadual de Londrina (UEL). As palestras e bate-papo são conduzidos e mediados por professores, mestrando e doutorandos do programa. Em 2021, os encontros irão ocorrer até o dia 29 de novembro.

Obra

O autor Gregório de Matos é, historicamente, o primeiro grande poeta do Brasil. A obra Poemas Escolhidos é uma clássica coletânea de poemas de Gregório de Matos elaborada nos anos 1970 por José Miguel Wisnik. O livre reúne uma seleção dos melhores poemas de Matos nas diversas modalidades que cultivou: a satírica, a encomiástica, a lírica amorosa e a religiosa.

Confira a programação dos demais encontros:

18/10 – “Clara dos anjos”, de Lima Barreto.

08/11 – “Contos novos”, de Mário de Andrade.

29/11 – “O vendedor de passados”, de José Eduardo Agualusa.

(Com texto e informações do N. COM).