Representantes da UEL participam de atividades na 10ª edição da FICiências

Feira virtual reúne pesquisadores do Brasil, Argentina e Paraguai, com o objetivo de disseminar a cultura científica.

Willian C. Fusaro

Agência UEL

Representantes da UEL marcam presença na 10º edição da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FICiências), realizada online e que reúne estudantes dos níveis Fundamental, Médio e Superior. O evento, que segue com atividades até sexta-feira (12), reúne pesquisadores do Brasil, Argentina e Paraguai, com os objetivos de discutir e disseminar a cultura científica entre estudantes de diversos níveis e conta com apresentação de trabalhos científicos, palestras, mesas redondas, premiações a trabalhos escolhidos, entre outras atividades.

Na segunda-feira (8), primeiro dia de atividades da Feira, a UEL, que marcou presença em todas as edições do evento, desde 2012, participou da cerimônia de apresentação, que contou com a participação dos pró-reitores Marta Fávaro, da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD); Amauri Alfieri, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG); e Mara Solange Dellaroza, da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX).

Na terça-feira (09), à tarde, a Orquestra Sinfônica da UEL executou a música “La Fiesta”. Durante esta quarta (10), pela manhã, foi a vez do professor Paulo Antonio Liboni Filho, da PROEX, que palestrou sobre o tema “Borboletas e a imprevisibilidade do amanhã”.

Amanhã (11), às 16 horas, o diretor da Agência de Inovação Tecnológica (AINTEC), Edson Miura, falará sobre “A cultura empreendedora de inovação e tecnologia”. Logo após, às 17h, haverá a mesa redonda “Acesso às universidades”, com Mara Solange e a professora Jamile Baptista (PROGRAD).

UEL como avaliadora

A UEL marca presença no 10º FICiências também como avaliadora de trabalhos para receber premiações, as quais ocorrerão nesta sexta-feira (12), às 16 horas. A representante da UEL no Comitê Gestor do evento, Eliana Aparecida Silicz Bueno, diretora do Museu de Ciência e Tecnologia da UEL, participará da avaliação dos trabalhos.

O evento é uma realização conjunta do Governo do Paraná, com apoio da UEL, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Também apoiam ao evento o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), local de realização do evento presencial, e a Sanepar.

Os vídeos dos trabalhos apresentados por estudantes da UEL no 10º FICiências estão disponíveis no canal do evento no YouTube.