Museu Histórico conclui projetos de catalogação e digitalização de fotografias e documentos antigos

Museu Histórico conclui projetos de catalogação e digitalização de fotografias e documentos antigos

As imagens foram catalogadas e inseridas na plataforma Pergamum Museus, com acesso a Rede de Museus Paraná.

O Museu Histórico de Londrina acaba de concluir dois projetos para a catalogação, digitalização e inserção de acervos na base de dados Pergamum Museus, que consiste em uma plataforma on-line para o acesso público de conteúdo. O projeto “Fotografias de Família: rumo ao centenário de Londrina”, aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), buscou a digitalização de fotografias de famílias pioneiras da cidade. As imagens foram catalogadas e inseridas na plataforma Pergamum Museus, com acesso a Rede de Museus Paraná.

Projeto que reúne fotografias de famílias pioneiras tem apoio do PROMIC (Divulgação: Museu Histórico).

Já o projeto “Museu Histórico de Londrina rumo aos 50 anos: conservação e disponibilização on-line de acervos”, aprovado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Londrina (COMPAC) teve por objetivo catalogar, tratar, digitalizar e inserir itens no banco de dados para consulta pública via internet. Este projeto reúne coleções fotográficas da Prefeitura, jornais locais e objetos tridimensionais. Foram selecionados colaboradores, aquisição de computadores e materiais para guarda dos itens para execução do projeto.

Os dois projetos fazem parte das comemorações dos 50 anos do Museu em 2020, que por conta da pandemia, tiveram que ser adiadas. Segundo a diretora do Museu Histórico de Londrina, Edméia Ribeiro, desde 2017 o Museu busca democratizar informações para além do presencial e coincidiu com a aprovação dos dois projetos. “Buscamos ampliar a divulgação do acervo primeiramente no Facebook. O museu precisou se movimentar na pandemia. Se as pessoas não podem ir ao museu, o museu vai até as pessoas.”

Iniciativas fazem parte das comemorações dos 50 anos do Museu Histórico (Divulgação/ Museu Histórico).

A diretora também destaca a importância dos recursos municipais junto ao Museu Histórico de Londrina. “Esses recursos de projetos são muito importantes, além de verba para exposições e compra de produtos específicos para tratar o acervo, possibilitam ter estagiários. Estagiários, estes, importantíssimos para as inserções (dados on-line) e monitorias (visitas guiadas)”.

O acesso ao conteúdo dos projetos concluídos, bem como o acesso à plataforma Pergamum Museus da Rede Museus Paraná é gratuito e está disponível para consulta pública pelo site memoria.pr.gov.br.

(Com informações e FOTO/Capa da Assessoria do Museu Histórico de Londrina).

Leia também