Grupo PET divulga em vídeos matemática para alunos do ensino médio

A proposta é apresentar temas de interesse para quem estuda ou quer estudar Matemática na UEL.

Em 2020, o Programa de Educação Tutorial (PET) de Matemática da UEL passou por uma transformação que afetou o mundo todo: a migração do presencial para o virtual, causada pela Covid-19. As reuniões se tornaram videochamadas e os eventos, lives. Com a necessidade de alcançar pessoas pela internet, armazenar e disponibilizar ao público as ações desenvolvidas, surgiu o canal do grupo no YouTube.

A página contém dezenas de vídeos que tratam de temas gerais, como dicas para usar os números a seu favor e poupar dinheiro, até ensinamentos sobre a disciplina de cálculo, estudada nos cursos da área de exatas. Há também conteúdos para quem pretende entrar em Matemática na UEL. Em uma série de cinco vídeos, o grupo fala sobre a Universidade, as habilitações da graduação, o mercado de trabalho e tira dúvidas comuns entre os vestibulandos.

Alunos da graduação e pós-graduação colaboram na produção dos vídeos

“O canal no YouTube é um repositório que dá visibilidade a uma série de projetos desenvolvidos pelo PET de Matemática. São iniciativas que envolvem a atuação dos estudantes no ensino, na pesquisa e na extensão”, explica o coordenador do grupo e professor do Departamento de Matemática, do Centro de Ciências Exatas (CCE) da UEL, Paulo Liboni.

Ele conta que o grupo produz séries de vídeos. Na PET Entrevista, os estudantes recebem professores da UEL e de outras instituições para bate-papos sobre temáticas relativas à profissão. Já o Matemática ComVida são mesas-redondas ao vivo com profissionais de destaque na área, como a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Jaqueline Mesquita, que participou de live sobre a atuação das mulheres na ciência. Na Conversa com Docentes, o assunto é a pesquisa e os desafios da pós-graduação.

Colaboradores e voluntários atuam na produção do material

A equipe do PET Matemática conta com 13 alunos, entre colaboradores voluntários e bolsistas. Um deles é o estudante do terceiro ano do curso de Matemática, Leonardo de Almeida Carvalho. Integrante do PET Matemática desde o início da faculdade, ele relata que a atuação no projeto já contribui para a sua formação em diversas áreas. “Participar do PET é uma experiência de aprendizado enriquecedora. Conheci pessoas que se tornaram parceiros de estudo e a vivência com os professores agrega demais. Fazer parte do programa me motivou a me manter firme no curso, e também tem a bolsa, que é um incentivo extra. É uma experiência completa que pretendo aproveitar até o fim da graduação”, expõe.

PET na UEL – Além do programa de Matemática, a UEL tem outros quatro grupos PET: Educação Física, Física, Geografia e Zootecnia. Eles são vinculados à Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) da UEL e contam com 12 alunos bolsistas cada, mantidos com recursos do Governo Federal. A iniciativa tem como objetivo oferecer aos estudantes a participação em atividades de ensino, pesquisa e extensão por meio de projetos práticos.