Estudantes de 1º ano dos cursos de Design são recepcionados com atividade presencial

Cerca de 1,9 mil estudantes da graduação iniciaram as aulas presenciais nesta segunda-feira (24).

Os primeiros anos dos cursos de Design de Moda e Design Gráfico tiveram a primeira experiência presencial desde que entraram na Universidade, no ano passado. As aulas do segundo semestre de 2021 foram retomadas nesta segunda-feira (24) pela manhã, no Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) com a recepção dos estudantes pelos professores dos dois cursos. Colegas tiveram a oportunidade de se conhecer pessoalmente e reforçar o vínculo criado com as atividades remotas no ano passado. Cerca de 1,9 mil estudantes iniciaram as aulas presenciais nesta segunda.

De acordo com decisão da Câmara de Graduação, na última quinta-feira (20), o retorno das atividades acadêmicas deverá ocorrer, preferencialmente, em formato remoto emergencial pelas próximas três semanas. O reitor em exercício da UEL, professor Décio Sabbatini Barbosa, fez questão de recepcionar as duas turmas de Design. Ele explicou que a Universidade se preparou para receber os acadêmicos e que o retorno só é possível por causa da efetividade da vacina contra a Covid-19, o que demonstra a vitória da ciência. “Espero que todos mantenham o entusiasmo”, destacou o reitor em exercício. A Pró-reitora de Graduação, professora Marta Favaro, destacou que a Universidade vai retomando a vida de forma gradual. “Certamente essa fase será vencida. A preocupação agora é com a saúde de estudantes, professores e de agentes universitários”, definiu.

Cada ano dos cursos será recepcionado de maneira gradual e escalonada

A professora Valdirene Nunes, chefe do Departamento de Design, explicou que os estudantes dos dois cursos retornam essa semana de forma escalonada. Nesta segunda foram os estudantes do primeiro ano. Na terça-feira retomam atividades presenciais os estudantes de segundo ano. Na quarta e na quinta as aulas serão para os alunos de terceiro e quarto anos. Ela explicou que as turmas vão se intercalar com atividades remotas e presenciais.

Segundo a professora, os cursos de Design têm características peculiares, de desenvolvimento de produto. Dessa forma as aulas presenciais são importantes para o aprendizado e absorção de todo o conteúdo. “Por isso estamos valorizando muito esse momento de retorno. É uma oportunidade dos estudantes terem outra experiência e contar com o olhar do professor”, pontuou.

Retorno gradual e escalonado

A Pró-reitoria de Graduação divulgou neste final de semana como ficaram o retorno de cada um dos cursos de graduação, de acordo com as decisões adotadas pelos Colegiados de Cursos. Para facilitar a consulta, foram criados cards com informações sobre datas e o formato que cada graduação deverá adotar, se totalmente remoto, totalmente presencial ou híbrido. O calendário de volta às aulas pode ser acessado AQUI.

Mais informações podem ser obtidas a seguir nos endereços Calendários de Volta às aulas presenciais; ou Plano Especial de Matriz Curricular .

Confira mais informações sobre o início das aulas na UEL: