Edital seleciona estudantes de graduação para intercâmbio no Canadá

Os candidatos, regularmente matriculados, devem estar na segunda série ou ter cumprido 20% do curso, além de média acima de 7,0.

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e a Assessoria de Relações Internacionais (ARI) lançaram o Edital Prograd/ARI 001/2022, que prevê a seleção de cinco estudantes de graduação para realização de intercâmbio acadêmico com as Universidades de Montreal ou Monctón, no âmbito do Programa Futuros Líderes nas Américas (ELAP). Trata-se de um Programa do governo canadense para apoiar o desenvolvimento do capital humano e a próxima geração de líderes nas Américas, ao mesmo tempo em que fortalece os vínculos entre as instituições de ensino superior no Canadá e na América Latina e o Caribe. As bolsas também promovem os objetivos do Canadá para as Américas: governança democrática e responsável, direitos humanos, meio ambiente, diversidade e povos indígenas.

Os candidatos devem estar pelo menos na segunda série ou ter cumprido 20% do curso (se regime de crédito ou módulo), regularmente matriculado, e ter média acima de 7,0, entre outros requisitos. O candidato também deverá ter proficiência na língua da instituição (inglês ou francês). A Prograd e a ARI farão a seleção nos termos do edital e a Pró-reitoria encaminhará a documentação dos candidatos às instituições canadenses, que decidirão sobre a submissão do candidato.

Inscrições até dia 20

As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de fevereiro, às 23 horas, pelo e-mail cooperacao@uel.br com título”ELAP2022”. Deve ser preenchido um formulário, disponível em Programa Mobilidade ou na página da ARI e enviado com o histórico escolar, carta de intenções ao Colegiado, certificado de proficiência, currículo Lattes e fotocópia da página de identificação de passaporte válido até a data do final do intercâmbio, entre outros documentos.

O resultado preliminar será divulgado no dia 23 de fevereiro, até as 18 horas, nos portais da ARI e da Prograd. O resultado final será divulgado no dia 2 de março, até as 18 horas, nos mesmos portais. Os selecionados deverão confirmar interesse até o dia 7 por e-mail e enviar documentação complementar, como prova de cidadania, comprovante de matrícula, carta de intenção do candidato e carta de apoio da UEL (ambas em inglês ou francês) e outros. A lista pode ser encontrada no site Elap/Scholarships.