Estudante do curso de Química é 1º colocado em categoria da Olimpíada Brasileira de Química

O jovem Eduardo Lins competiu com outros 300 estudantes, de universidades e faculdades do país.

Willian C. Fusaro

Agência UEL

O estudante do 4º ano do curso de Química (licenciatura) – Centro de Ciências Exatas (CCE), Eduardo Lins, ficou em primeiro lugar na Olimpíada Brasileira de Ensino de Química (OBESQ), na categoria Química Analítica. Eduardo competiu com outros 300 estudantes, de várias universidades e faculdades do Brasil, na competição organizada recentemente pela Organização Brasileira de Química (OBQ), com apoio da CAPES.

Eduardo foi um dos seis estudantes da UEL a participar da competição, que foi dividida em duas partes. Primeiro, os estudantes participaram de uma avaliação geral, envolvendo questões de todas as áreas da Química; depois, partiram para uma prova específica, com duas questões de cada uma das quatro subáreas da ciência: Analítica (a que foi vencida pelo estudante), Orgânica, Inorgânica e Fisicoquímica. Todos os estudantes aprovados na primeira etapa podiam responder às oito perguntas da segunda etapa. No fim, foi divulgada uma classificação final, com Eduardo figurando em 20º lugar. Como prêmio, o estudante ganhou uma medalha e certificado.

Os estudantes da UEL foram selecionados pela professora Carla Cristina Perez, do Departamento de Química, após declararem interesse em participar da disputa. “Para mim, foi uma ótima oportunidade de incrementar o currículo, afinal minha intenção é ser professor”, afirmou o estudante.

Eduardo Lins do 4º ano do curso de Química (licenciatura).