Projeto oferta curso de inglês para alunos do Colégio de Aplicação

Projeto oferta curso de inglês para alunos do Colégio de Aplicação

As inscrições começam sexta-feira (25) no valor de R$ 20,00. O curso começa dia 11 de março.

O  projeto de extensão Teachers of English in Action (TEIA): projeto integrado de formação (inicial e continuada) de professores de inglês, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas/Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), oferece curso preparatório de Língua Inglesa para alunos do 5º ano do Colégio de Aplicação Pedagógica da UEL. As inscrições podem ser feitas de 25 de fevereiro a 3 de março, neste formulário. O valor da taxa é de R$ 20,00.

As aulas serão sempre às sextas-feiras, das 14 às 15 horas, pelo Google Meet. O início é dia 11 de março e o término em 3 de junho, totalizando 20 horas de curso. É necessário criar um e-mail do Gmail para acessar a sala de aula virtual. O curso será ministrado por diferentes estagiários das universidades que integram o projeto, sob supervisão das professoras responsáveis. 

Como explica Juliana Tonelli, professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas/Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH) e coordenadora do projeto de extensão, a motivação para iniciar o curso é a disparidade na oferta do inglês nos anos iniciais de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, não obrigatória por lei na rede pública. Na rede privada, por outro lado, a disciplina é ministrada desde os anos iniciais. 

Julliana afirma que essa transição do 5º para o 6º ano traz uma série de mudanças para as crianças e adolescentes, como física e cognitiva, combinadas com um novo período na escola, que insere novas disciplinas na grade curricular, como a Língua Inglesa. “Para muitos alunos ela é nova e pode causar curiosidade, mas também certa insegurança”, explica. Ela defende então que o curso vem para preparar a criança para as aulas de inglês, fazer uma introdução da língua e despertar o gosto por esta nova disciplina. 

(Divulgação/Projeto).

Projeto TEIA

Formado por uma rede interinstitucional, o projeto de extensão TEIA reúne pesquisadores da UEL, Universidade Estadual de Goiás (Campus Inhumas), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal de São Carlos (UFScar), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Juliana Tonelli lembra que os alunos do 5º ano terão a oportunidade de conhecer a Língua Inglesa por meio do contato com estudantes de graduação dessas instituições.

A professora da UEL também destaca o apoio da diretora geral do Colégio Aplicação, Tânia Costa Fernandes, que incentiva o projeto e abre espaço para inserir a Língua Inglesa para crianças e adolescentes nos diferentes anos de ensino. 

Leia também