Primeiro debate das eleições na UEL é marcado pela apresentação de ações e planos de trabalhos

Pela primeira vez a votação será online por meio do sistema SAELE, dia 12 de abril (1º turno).

O primeiro debate entre candidatos à reitoria da Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi realizado nesta quarta-feira (30), no Anfiteatro Cyro Grossi, do Centro de Ciências Biológicas (CCB). As quatro chapas à reitoria apresentaram propostas e planos de trabalhos para os próximos quatro anos à frente da Universidade. A eleição para escolha da nova administração ocorre pela primeira vez de forma online pelo sistema SAELE, dia 12 de abril (1º turno). O segundo turno está agendado para 27 de abril.

Transmitido pela UEL FM (107,9 MHZ) e pelo canal oficial da UEL no Youtube, o debate reuniu as seguintes candidaturas: Chapa 1 – professores Gabriel Giannattasio (CCH) e Marcelo Canteri (CCA); Chapa 2 – Frederico Garcia Fernandes (CCH) e Patrícia Mendes Pereira (CCA); Chapa 3 – Marta Regina Favaro (CECA) e Airton Petris (CCS) e Chapa 4 – Nilson Magagnin Filho (CTU) e Laura Brandini (CCH).

Comunidade universitária, formada por professores, servidores e alunos, lotou o Anfiteatro Cyro Grossi do CCB.

O debate, mediado pela jornalista da UEL FM, Patrícia Zanin, foi constituídos por quatro blocos. O primeiro foi destinado à exposição de cada uma das chapas, com duração de oito minutos para apresentações dos componentes das respectivas candidaturas. Em seguida, o segundo bloco trouxe um momento para elaboração de perguntas entre as chapas, com escolha das perguntas feitas mediante sorteio, com direito à réplica.

No terceiro bloco, o público presente ao debate fez perguntas para os candidatos de cada chapa, sendo que as questões foram anteriormente depositadas em urnas dispostas em pontos do Anfiteatro. Já o quarto e último bloco foi reservado para as considerações finais das quatro chapas, com duração de quatro minutos para as falas finais.

Calendário de debates

As regras do debate foram definidas em reunião realizada na última sexta-feira (25) pela Comissão Eleitoral, com representantes das quatro chapas. Conforme calendário divulgado pela Comissão Eleitoral, os próximos debates estão agendados para os dias 6 de abril, às 19 horas, no Anfiteatro Maior do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH); e 8 de abril, às 9 horas, no Anfiteatro Dr. Luiz Carlos Coelho Jeolás, no Hospital Universitário (HU).

Votação – Podem votar na eleição para reitoria da UEL, professores, servidores e estudantes. O acesso ao sistema SAELE será feito pelo portal de cada categoria: Portal do Servidor e Portal do Estudante de Graduação.

A chapa eleita toma posse em junho próximo para um mandato de quatro anos – 2022/2026.