NDPH da UEL recebe integrantes do Laboratório de História da Universidade Tecnológica do PR/Cornélio Procópio

A expectativa é criar uma rede de pesquisa em História do Norte do Paraná.

Os integrantes do Laboratório de Pesquisa em História-LabHistória da UTFPR-CP, Professor Dirceu Casa Grande, a Bibliotecária Simone Guerra e a servidora técnico-administrativa Elaine Macedo visitaram, no último dia 13 de abril, o Núcleo de Pesquisa e Documentação em História-NDPH da, coordenado pelo professor José Miguel Arias Neto do Departamento de História/CCH.

Na oportunidade os representantes do LabHistória da UTFPR/CP discutiram os termos de uma parceria entre o NDPH/UEL, o LabHistória da UTFPR-CP e o Centro de Pesquisa e Documentação da UENP Campus Jacarezinho e o Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Humanas-CEPECH do IFPR/Londrina, na reunião, representados pelos professores e historiadores Taíse Ferreira Conceição (UENP-Jacarezinho) e Reinaldo Nishikawa (IFPR-Londrina), respectivamente.

Ficou definido que os representantes destas instituições criarão um grupo de trabalho para discutir a parceria e a criação de uma rede de desenvolvimento de pesquisas, preservação de arquivos e divulgação de conhecimentos históricos sobre o Norte do Paraná, o que passa necessariamente pela coleção, guarda, tratamento e gestão de acervos históricos e conjuntos documentais da região. Outro fator importante, é a troca de experiências e informações a partir da cooperação técnica, cientifica e acadêmica das instituições através dos laboratórios, centros e núcleos de documentação e museus.

O Laboratório de Pesquisa em História da UTFPR-CP foi criado em 2021 pelos professores Dirceu Casa Grande Jr. e Roberto Bondarik, do DACHS-CP, e pelas servidoras Simone Guerra, Elaine Macedo e Romeu Riguetti do DEBIB-CP com o objetivo de promover a prospecção, a conservação e divulgação de acervos arquivisticos locais, como por exemplo, parte importante dos jornais a Tribuna, a Cidade e a Voz do Povo de Cornélio Procópio, doados em caráter permanente pelo senhor Antonio Villas Boas Neto. Atualmente os acervos estão sendo tratados e preparados para o trabalho de digitalização, inclusive o exemplar nº 1 do primeiro jornal impresso publicado em Cornélio Procópio, o Jornal a Tribuna, de 25 de outubro de 1942.

(Com informações da Assessoria da UTFPR).