Centros de Educação Infantil oferecem aulas de língua inglesa a crianças de 3 a 6 anos

As aulas são ministradas por estagiários do curso de Letras - Habilitação Inglês, do CCH.

Os Centros de Educação Infantil (CEIs), do Colégio de Aplicação Pedagógica da UEL, passam a ofertar ensino em língua inglesa para crianças de 3 a 6 anos. A novidade, implementada há cerca de um mês nas unidades do Campus e Hospital Universitário (HU), visa inserir as crianças no início da idade escolar em outras culturas, por meio de brincadeiras e jogos diversos em sala.

O ensino de inglês é feito com a colaboração de dois estagiários do Curso de Letras – Inglês, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), orientados pela supervisora de estágios do curso, professora Juliana Reichert Assunção Tonelli, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (LEM). Como explica Juliana, o Colégio de Aplicação já oferece, desde 2008, estágios para estudantes da Universidade, mas pela primeira vez os estudantes auxiliarão no ensino de crianças na pré-escola, desta vez com bolsas remuneradas e estágios não-obrigatórios.

São atendidas pelo projeto crianças das turmas EI3, EI4, EI5 e EI6 dos dois Centro de Educação Infantil, Campus e HU/UEL.

As aulas são lúdicas e os pequenos aprendem por meio de cantigas e brincadeiras o novo idioma. “Aprender inglês desde cedo auxilia na formação cultural, na medida em que insere a criança em novas culturas desde cedo, além de possibilitar novas formas de aprendizado e inserção na própria língua materna”, avaliou a professora. Os estagiários da UEL recebem bolsa da Central de Estágios do Governo do Paraná e atuam nas duas unidades dos CEIs de segunda-feira a sexta-feira, nas turmas EI3, EI4, EI5 e EI6 (Ensino Infantil).

Ensino de idioma nos primeiros anos

O ensino de língua inglesa desde a infância, ainda segundo a professora, justifica-se pelo que é preconizado pelos governos municipais pelo Brasil. “Já observamos que as crianças em idade escolar estão tendo aulas em inglês logo nos primeiros anos”. O próximo passo do Colégio de Aplicação, segundo a professora, é expandir essas aulas para estudantes que frequentam do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O ensino de língua inglesa a partir do 6º ano do Ensino Fundamental já é lei, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 2017.

Segundo a diretora do Colégio de Aplicação, Tania Costa Fernandes, a proposta de inclusão da língua inglesa qualifica, desde cedo, o currículo escolar das crianças. “Além disso, o colégio mostra-se como um ambiente salutar de formação teórica e prática aos estudantes do Curso de Letras/Inglês”, comentou a diretora.