Programa de Pós-Graduação em Educação prepara aula inaugural nesta quinta (25)

Programa de Pós-Graduação em Educação prepara aula inaugural nesta quinta (25)

Evento será no anfiteatro do Programa de Desenvolvimento Educacional, às 14h. Objetivo é debater os desafios da pós-graduação no Brasil.

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) realizará, no dia 25 de agosto, uma aula inaugural intitulada “A Pós-Graduação no Brasil: desafios, possibilidades e proposições”. O evento será promovido no anfiteatro do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), localizado próximo ao Centro de Educação Infantil (CEI) da Universidade, às 14h. A aula será ministrada pela professora Geovana Lunard, presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd).

Segundo a professora, o objetivo é debater os desafios atuais da pós-graduação, considerando especificamente o período pós-pandêmico. “A gente tem um baita desafio, que é imaginar como os sistemas de educação estão se reconstruindo a partir de todo o impacto da pandemia”, explica. “Temos uma preocupação bem grande com relação a isso e uma responsabilidade de estar pensando em pesquisas que possam ajudar a resolver essa situação”, afirma.

A docente destaca que é muito importante debater tais questões neste momento, pois já está sendo discutido em diferentes instâncias o plano nacional de pós-graduação para o país. A intenção é definir um projeto que consolide a pós-graduação no Brasil, durante os próximos dez anos.

A professora também participará, no mesmo dia, de uma reunião com professores do PPEdu a fim de apresentar o Plano Nacional de Pós-Graduação 2022-2032, que está sendo construído junto ao Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPREd) e a ANPEd. A reunião será na sala 646 do Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca), às 9h.

Mais informações através do e-mail coordenacaoppedu@uel.br.

*Estagiária na COM/UEL.

Leia também