Alunos do Aplicação recebem materiais de apoio para estudo da língua inglesa

Livros foram entregues gratuitamente a mais de 500 alunos da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, estudantes da instituição.

Mais de 500 alunos da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UEL, unidades Campus e Hospital Universitário (HU), receberam novos materiais de apoio para o estudo da língua inglesa, além de uma TV que será utilizada nas atividades.

Os livros foram entregues gratuitamente pela Editora TOKA, parceira do programa de estudos coordenado pela docente do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UEL, Juliana Tonelli. De acordo com ela, a oferta do ensino da língua inglesa na educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental vem crescendo desde 2008, por meio de projetos e programas de estágios vinculados ao curso de Letras Inglês da Universidade.

Vivência na Língua Inglesa

Desde o retorno das aulas presenciais, em abril deste ano, os alunos estão tendo a oportunidade de experimentar a língua inglesa por meio de vivências e atividades sociais próprias ao universo da infância. “Não se trata de aulas, mas de vivências que são conduzidas em língua inglesa”, explica a coordenadora do projeto, que há mais de 10 anos atua no Centros de Educação Infantil (CEIs) com ações desta natureza, além de supervisionar estágios.

“A importância da Língua Inglesa é indiscutível hoje em dia, mas mais ainda, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é o documento que orienta o ensino na educação brasileira, determina que o ensino de inglês é obrigatório a partir do 6º ano. Antes, tínhamos a possibilidade da oferta do Espanhol, a depender da escolha da comunidade escolar. Então, queremos garantir que as nossas crianças também possam chegar ao 6º ano da mesma forma que alunos de outras escolas ou municípios que já tenham a língua inglesa, para que elas não cheguem em desvantagem”, explicou.

Livros foram entregues gratuitamente pela editora TOKA. Oferta desde 2008 vem crescendo, de acordo com a coordenação do projeto (Agência UEL).

Projeto de Pesquisa

Outra atividade que precisou ser interrompida durante o período mais crítico da pandemia da Covid-19 e está sendo retomada são as aulas ministradas pelos graduandos que integram o Projeto de Pesquisa “Praxiologias Colaborativas na Educação Linguística com Crianças”. Também coordenado pela docente, o projeto conta com o fomento da Fundação Araucária (edital ProPPG 01/2022).

Diretora-geral do Colégio de Aplicação da UEL e grande apoiadora de projetos de ensino, Tânia Fernandes lembra que diversos cursos de graduação estão presentes nas unidades do colégio através dos projetos de Pesquisa e Extensão. Dentre os cursos de graduação representados, estão Matemática, Psicologia, Educação Física, Serviço Social, Odontologia, Arquitetura e Urbanismo e Agronomia.

“Na nossa gestão, entendemos que o principal propósito do colégio é ser um espaço de aplicação, ou seja, que aqui se desenvolvam projetos de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. Então, o projeto da professora Juliana é muito bem-vindo. Entendemos que há uma contribuição para a Universidade, com os graduandos, e estamos qualificando o currículo das nossas crianças”, avalia a diretora.