Feira de livros debate perspectivas afroculturais e indígenas na formação do educador

Programação começa às 9h e prossegue até à noite. Promoção é do LAI, em parceria com Neab e Cuia.

Pedro Livoratti

Agência UEL

O Laboratório de Anos Iniciais do Ensino Fundamental (LAI), do Departamento de Educação, promove, no dia 4 de novembro, uma Feira de Livros que vai contar com uma programação paralela incluindo conversa com autores infantojuvenis, atividades com estudantes do Colégio de Aplicação e debate sobre “Perspectivas Afroculturais e Indígenas na formação do Educador”. A programação começa a partir das 9h, no Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca), e prossegue até o período da noite. Embora seja um evento voltado a estudantes e educadores, a Feira é aberta a todos os interessados. A promoção é do LAI, em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), com apoio da Fundação Araucária, Proex e Ceca.

Segundo o coordenador do Laboratório de Anos Iniciais, professor Rovilson José da Silva, o objetivo é apresentar e discutir dimensões sobre a formação do educador no âmbito da infância e as perspectivas afroculturais. Desde setembro, o LAI vem promovendo minicursos sobre infância, cultura africana e formação do educador.

A feira trará ao Ceca editoras que vão expor obras infantis. A programação começa a partir das 9h, na sala 683, com a roda de conversa “Literatura e perspectivas afroculturais”, que reúne autores infantojuvenis conhecidos e independentes: Maria José dos Santos Vertuan, Paulo Henrique Gonçalves, Cassiana Pizaia e Amanda Crispim Ferreira.

Na parte da tarde, está prevista a Hora do Conto, com atividades que vão envolver pesquisadores do LAI e estudantes do Colégio de Aplicação. Já a partir das 19h30 deve ocorrer outra roda de conversa sobre o tema “Perspectivas Afroculturais e Indígenas na formação do Educador”, com a contadora de histórias Gilza Santos e a coordenadora da Comissão Universidade para os Indígenas (Cuia), Eloá Soares Dutra Kastelic. Também participam do debate a artesã Luciane dos Santos, a integrante do coletivo Black Divas Sandra Mara Aguillera e a professora Marleide Rodrigues da Silva Perrude, coordenadora do Neab da UEL.

Confira a programação do evento abaixo:

• 9h às 11h – Sala 683: Roda de Conversa “Literatura e perspectivas afroculturais” – autores de literatura infantojuvenil;
  • 14h às 16h – Sala 640 – para alunos do Colégio Aplicação/UEL Janaine Fernanda Araújo Pires, Kawane Caroline Maciel de Lima, Priscila Oliveira, Simone Steffan Rekva e Ana Cláudia Constantino –  Projeto de Formação do Mediador de Leitura;
  • 19h 30 às 21h – Sala 683 – Roda de Conversa “Perspectivas Afroculturais e Indígenas na formação do Educador”.