Primeira escola pública bilíngue é premiada em concurso de Inovação e Boas Práticas
Primeira escola pública bilíngue é premiada em concurso de Inovação e Boas Práticas
Evento foi realizado em Foz do Iguaçu, neste mês. Projeto pedagógico foi idealizado por professora do CLCH, em parceria com doutorandos do PPGel.A primeira escola pública bilíngue do Paraná, que contou com a colaboração de professores e estudantes da Pós-graduação da UEL para o desenvolvimento e implementação do plano pedagógico, foi o projeto vencedor do 2° Concurso de Inovação e Boas Práticas do Encontro da Undime-PR. O evento, considerado um dos maiores na área educacional, foi realizado em Foz do Iguaçu. Durante a premiação, cada município apresentou suas práticas inovadoras. A proposta vencedora foi escolhida por meio de votação de todos os participantes.
O projeto pedagógico da escola foi realizado pela professora Michele Salles El Kadri, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (LEM), com os doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGel) Vivian Saviolli, Atef El Kadri, que também é professor colaborador da UEL, e Luciana Bressan, também aluna do Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas (Meplem).
Para a professora Michele, é de grande importância a colaboração entre a Universidade, Secretarias de educação municipal e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (Fauel) para implementação de projetos pedagógicos que visam à melhoria da educação pública e que são embasados teoricamente. “É um orgulho fazer parte deste projeto que se propõe a democratizar o ensino bilíngue e que envolve o reconhecimento do saber da Universidade, dos professores da escola, dos assessores da secretaria e que tem investimento público e reconhecimento por parte dos gestores”. As ações e propostas implementadas são fruto do projeto de pesquisa Educação Bilíngue Pública e das pesquisas desenvolvidas pelos seus integrantes.
Atef destaca a importância de projetos visionários por parte das prefeituras e secretarias de Educação que objetivam melhorar o acesso dos alunos de escola pública por meio da inclusão de ferramentas que permitem maior participação no e, ao mesmo tempo, ajudem no desenvolvimento de profissionais e outras pesquisas no contexto bilíngue. Já Vivian aponta que o prêmio pode contribuir para que o projeto de ensino bilíngue seja “estendido para outras iniciativas públicas de educação, pois a iniciativa geralmente é exclusiva do setor privado”.
A escola bilíngue foi idealizada pela Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Fauel.