Primeira escola pública bilíngue é premiada em concurso de Inovação e Boas Práticas 

Primeira escola pública bilíngue é premiada em concurso de Inovação e Boas Práticas 

Evento foi realizado em Foz do Iguaçu, neste mês. Projeto pedagógico foi idealizado por professora do CLCH, em parceria com doutorandos do PPGel.

A primeira escola pública bilíngue do Paraná, que contou com a colaboração de professores e estudantes da Pós-graduação da UEL para o desenvolvimento e implementação do plano pedagógico, foi o projeto vencedor do 2° Concurso de Inovação e Boas Práticas do Encontro da Undime-PR. O evento, considerado um dos maiores na área educacional, foi realizado em Foz do Iguaçu. Durante a premiação, cada município apresentou suas práticas inovadoras. A proposta vencedora foi escolhida por meio de votação de todos os participantes. 

O projeto pedagógico da escola foi realizado pela professora Michele Salles El Kadri,  do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (LEM), com os doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGel) Vivian Saviolli, Atef El Kadri, que também é professor colaborador da UEL, e Luciana Bressan, também aluna do Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas (Meplem).  

Para a professora Michele, é de grande importância a colaboração entre a Universidade, Secretarias de educação municipal e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (Fauel) para implementação de projetos pedagógicos que visam à melhoria da educação pública e que são embasados teoricamente. “É um orgulho fazer parte deste projeto que se propõe a democratizar o ensino bilíngue e que envolve o reconhecimento do saber da Universidade, dos professores da escola, dos assessores da secretaria e que tem investimento público e reconhecimento por parte dos gestores”. As ações e propostas implementadas são fruto do projeto de pesquisa Educação Bilíngue Pública e das pesquisas desenvolvidas pelos seus integrantes.  

O projeto foi premiado em um dos maiores eventos da área educacional (Arquivo pessoal)

Atef destaca a importância de projetos visionários por parte das prefeituras e secretarias de Educação que objetivam melhorar o acesso dos alunos de escola pública por meio da inclusão de ferramentas que permitem maior participação no e, ao mesmo tempo, ajudem no desenvolvimento de profissionais e outras pesquisas no contexto bilíngue. Já Vivian aponta que o prêmio pode contribuir para que o projeto de ensino bilíngue seja “estendido para outras iniciativas públicas de educação, pois a iniciativa geralmente é exclusiva do setor privado”.

Antonio Prata Neto, secretário de Educação de Ibiporã, recebe prêmio de Inovação e Boas Práticas da escola bilíngue (Arquivo pessoal)

A escola bilíngue foi idealizada pela Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Fauel.

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