Universidade participa do lançamento do programa “Nós da Educação”

Universidade participa do lançamento do programa “Nós da Educação”

Programa é pioneiro no Brasil e pretende construir indicadores de qualidade para a gestão escolar no município e região.

Na última semana, representantes da UEL e do Programa de Pós-Graduação de Metodologias para o Ensino de Linguagem e Suas Tecnologias, da Universidade Pitágoras/Unopar participaram do segundo lançamento do programa “Nós da Educação”, programa pioneiro no Brasil que visa promover a formação continuada de diretores e coordenadores de unidades escolares, bem como construir indicadores de qualidade para a gestão escolar. O lançamento, uma realização da Secretaria Municipal de Educação (SME), ocorreu no auditório da Unicesumar. O programa é desenvolvido em parceria com a UEL, o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a Universidade Pitágoras/Unopar.

A reunião é resultado de um primeiro encontro, ocorrido em 25 de abril, no Teatro Marista, que contou com a presença de diretores e coordenadores pedagógicos de instituições escolares públicas pertencentes à Rede Municipal de Ensino de Londrina, de representantes do programa de Pós-Graduação da Universidade Pitágoras/Unopar e do Colégio de Aplicação da UEL. O projeto “Nós da Educação” decorre das ações do projeto de Pesquisa “Coordenação do Trabalho Pedagógico Escolar: Saberes e Fazeres do Cotidiano Escolar – Fase II”, coordenado pela professora Rosana Lopes, do Departamento de Educação (Ceca).

Por meio da inciativa, serão ofertadas 180 horas de qualificação profissional para cerca de 450 diretores e coordenadores de escolas municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos e escolas particulares. O programa também abriu vagas para cidades vizinhas, como Ibiporã. A coordenação-geral do programa ficará por conta da professora Rosana Lopes.

A formação prosseguirá até maio de 2024, com a realização encontros mensais e outras atividades como oficinas, trabalhos em grupo, execução de tarefas no ambiente escolar, uso de salas virtuais, leitura de materiais de estudo e escuta de podcasts. Inclui, ainda, a criação de uma plataforma digital, baseada em Inteligência Artificial (IA), com o propósito de otimizar o processo de avaliação dos indicadores.

Com isso, o programa pretende criar parâmetros de avaliação para as diferentes dimensões da gestão escolar, a fim de implantar mecanismos de avaliação institucional das unidades escolares, por meio da utilização de tecnologias digitais. Entre as dimensões para as quais serão criados indicadores, estão o clima da escola – que envolve respeito, cooperação, solidariedade, atitude de empatia – ensino; aprendizagem, gestão escolar, comunidade escolar, espaço escolar e interações sociais.

Coordenadora do programa e professora da UEL, Rosana Lopes, do Departamento de Educação, em reunião técnica ocorrida no dia 9 de maio (Foto: Vivian Honorato/N.COM).

Proposta inovadora

Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, é uma proposta muito inovadora, que não trata de assuntos administrativos e sim da gestão como um conceito. “O programa propõe diversas atividades a serem feitas nas instituições. Durante o curso, serão construídos alguns indicadores de avaliação da gestão, pois entendemos que quanto mais conseguirmos avaliar e medir os resultados, melhor será a gestão. E não é medir o resultado da aprendizagem, mas sim do clima da escola, de como as pessoas se sentem na escola, sempre olhando para o ser humano”, explicou.

A professora Rosana Lopes, da UEL, responsável pela coordenação do programa, informou que a intenção das formações continuadas é que as crianças aprendam mais, e que a qualidade da aprendizagem seja cada vez melhor. Segundo ela, o Nós da Educação surgiu para desenvolver estratégias para avaliar a escola, construídas pelos próprios diretores, bem como para qualificar a escola por meio uma avaliação das várias ações que a unidade empreende para que, a partir destas ações, se possa saber, com mais assertividade, quais são os temas e as necessidades de se trabalhar nos programas de formação continuada. “Por exemplo, a necessidade é qualificar melhor o coordenador, para que ele organize melhor o trabalho da escola? A necessidade é trabalhar melhor os professores alfabetizadores? Ou a comunidade e famílias?”, exemplificou.

De acordo com a professora, o programa foi nomeado “Nós da Educação” porque juntos pretende-se desatar os nós. “De um problema ou situação de dificuldade que as escolas tenham, vamos identificar como podemos pensar, juntos, em saídas. O programa tem as formações centralizadas e descentralizadas e a Unopar e o Instituto Federal vão desenvolver o produto tecnológico que vai apoiar a coleta de informações. A tecnologia será utilizada como uma ferramenta de apoio à qualificação do processo”, apontou.

Logo da Nós da Educação. Iniciativa ocorre em parceria com Prefeitura de Londrina, Instituto Federal do Paraná (IFPR) e Faculdades Anhanguera (Unopar/Pitágoras) (Divulgação)

Uma das ações já concretizadas pelo programa foi a criação do podcast “Nós da Educação”, que já está no ar nas plataformas Google e Spotify, para acesso das famílias e professores, e traz episódios de tudo que o programa vai desenvolver para avaliar as escolas. Um dos episódios aborda o clima escolar, que comenta do que se trata, para que as famílias e professores entendam o que está acontecendo. O podcast também pretende entrevistar pessoas com boas experiências na escola, famílias que tenham história para contar, que sejam interessantes, professores, coordenadores, estudantes; vamos trazer uma dupla de uma escola pública que tem o seu próprio podcast. Queremos produzir bons conteúdos e divulgá-los na rede”, disse.

O vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, esteve no lançamento e, durante a solenidade de abertura, parabenizou o trabalho realizado pela SME. “Iniciativas inovadoras como esta são muito importantes para o avanço da Educação. Esta gestão é muito preocupada com as pessoas, por isso investe constantemente em formações continuada dos professores, coordenadores e diretores, com o propósito de promover melhorias e avanços para os alunos e toda a rede de educação”, enfatizou. 

Com informações do N.COM.

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