UEL marca presença no Encontro Estadual de Docência Universitária, em Ponta Grossa

UEL marca presença no Encontro Estadual de Docência Universitária, em Ponta Grossa

Realizado na UEPG entre os dias 24 e 25 de agosto, o evento teve o Gepe, da UEL, entre os organizadores.

Doze docentes do Grupo de Estudos de Práticas em Ensino (Gepe) da UEL participaram, entre os dias 24 e 25 de agosto, da 3ª edição do Encontro Estadual de Docência Universitária. O encontro, que ocorreu no Centro Integrar Campus Uvaranas e foi sediado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), teve como tema “A urgência de políticas institucionais de formação docente no atual contexto” e contou com a participação de todas as Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) do Paraná.

O Gepe é composto por professores dos nove centros de estudos da UEL e promove uma constante avaliação e readequação do trabalho dos docentes da Universidade, sempre de acordo com as novas demandas acadêmicas.

Integrantes do Gepe participaram do Encontro promovido pela UEPG na última semana (Foto: Divulgação).

O evento teve caráter interinstitucional. Organizado na UEPG, por meio do Programa Docência no Ensino Superior (DES) e Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), o encontro ocorreu em parceria com o Programa Entredocentes da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) e o Gepe, da UEL.

O principal objetivo foi refletir sobre a docência universitária atual e encontrar alternativas para demandas em comum das universidades estaduais. Entre os desafios do cenário acadêmico que exigem articulação das instituições está: manter o alto padrão do ensino, a permanência estudantil e a necessidade de compreender a tecnologia como aliada no processo de ensino e aprendizagem.

De acordo com a professora do Departamento de Educação Física (Cefe) da UEL Juliana Bayeux Dascal, que participou do Encontro, o “atual contexto” presente no título do evento não se refere somente às questões ligadas à tecnologia. “A tecnologia, assim como metodologias ativas, formação continuada, avaliação da aprendizagem, dentre outros aspectos da prática docente, são questões sempre importantes que são pensadas e repensadas. O evento discutiu todas essas questões, mas o foco, nesta edição, foi a formação da rede entre as IES do Paraná e a formação de políticas institucionalizadas, para que a formação docente possa ser uma questão prioritária para as universidades, já que está no nosso dia-a-dia”, destaca.

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