UEL marca presença no Encontro Estadual de Docência Universitária, em Ponta Grossa

Realizado na UEPG entre os dias 24 e 25 de agosto, o evento teve o Gepe, da UEL, entre os organizadores.

Doze docentes do Grupo de Estudos de Práticas em Ensino (Gepe) da UEL participaram, entre os dias 24 e 25 de agosto, da 3ª edição do Encontro Estadual de Docência Universitária. O encontro, que ocorreu no Centro Integrar Campus Uvaranas e foi sediado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), teve como tema “A urgência de políticas institucionais de formação docente no atual contexto” e contou com a participação de todas as Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) do Paraná.

O Gepe é composto por professores dos nove centros de estudos da UEL e promove uma constante avaliação e readequação do trabalho dos docentes da Universidade, sempre de acordo com as novas demandas acadêmicas.

Integrantes do Gepe participaram do Encontro promovido pela UEPG na última semana (Foto: Divulgação).

O evento teve caráter interinstitucional. Organizado na UEPG, por meio do Programa Docência no Ensino Superior (DES) e Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), o encontro ocorreu em parceria com o Programa Entredocentes da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) e o Gepe, da UEL.

O principal objetivo foi refletir sobre a docência universitária atual e encontrar alternativas para demandas em comum das universidades estaduais. Entre os desafios do cenário acadêmico que exigem articulação das instituições está: manter o alto padrão do ensino, a permanência estudantil e a necessidade de compreender a tecnologia como aliada no processo de ensino e aprendizagem.

De acordo com a professora do Departamento de Educação Física (Cefe) da UEL Juliana Bayeux Dascal, que participou do Encontro, o “atual contexto” presente no título do evento não se refere somente às questões ligadas à tecnologia. “A tecnologia, assim como metodologias ativas, formação continuada, avaliação da aprendizagem, dentre outros aspectos da prática docente, são questões sempre importantes que são pensadas e repensadas. O evento discutiu todas essas questões, mas o foco, nesta edição, foi a formação da rede entre as IES do Paraná e a formação de políticas institucionalizadas, para que a formação docente possa ser uma questão prioritária para as universidades, já que está no nosso dia-a-dia”, destaca.