Prefeitura de Londrina assumirá CEI do Campus e do HU a partir de 2024

Cada uma das duas unidades vai atender 108 crianças, totalizando 216 alunos das comunidades interna e externa.

A Prefeitura Municipal de Londrina e a UEL formalizaram, nesta sexta-feira (15), um termo de cooperação para manutenção dos dois Centros de Educação Infantil (CEIs) da Universidade, localizados no Campus e na Rua Elias Tosetti, no Jardim Pérola, nas proximidades do Hospital Universitário (HU), na região Leste. Pelo convênio, a UEL cederá a infraestrutura dos prédios e o município, os professores. Cada unidade atenderá, a partir do próximo ano letivo, 108 crianças, totalizando 216 alunos.

Metade das vagas será direcionada a filhos de professores, estudantes e servidores da Universidade, via seleção do Serviço de Bem-Estar à Comunidade (Sebec). O Sebec recebe inscrições até o dia 8 de janeiro. O restante das vagas será preenchido via Central de Vagas da Secretaria Municipal de Educação de Londrina.

O termo de cooperação foi debatido durante os últimos anos e envolveu as procuradorias júridicas da Universidade (PJU) e do município para encontrar um modelo de parceria pública que pudesse evitar o fechamento das unidades, pois a UEL não tinha condições de repor o quadro de professores das duas CEIs. Pelo termo assinado nesta sexta-feira, duas entidades que participaram do edital de chamamento da Secretaria de Educação, Associação Alaíde Fausto de Souza e Instituto Pé Vermelho, assumirão as unidades do Campus e do HU, respectivamente.

Pelo trabalho, a Prefeitura repassará às entidades cerca de R$ 2 milhões anualmente para o pagamento dos professores. Os mais de 200 alunos passarão a receber a merenda diária, uniformes e material didático seguindo o modelo adotado em 58 CEIs do município, que já são terceirizadas a entidades. Ao todo, 6,3 mil crianças de zero a cinco anos são atendidas na Educação Infantil.

ConvnioCEIUEL1
ConvnioCEIUEL3
ConvnioCEIUEL2
ConvnioCEIUEL4
ConvnioCEIUEL5
ConvnioCEIUEL7
ConvnioCEIUEL6

UEL patrimônio

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, afirmou que a decisão de apoiar a Universidade, assumindo as duas CEIs que foram criadas na década de 1980 para atendimento da comunidade interna da UEL, dá-se pela importância da principal instituição de Ensino Superior local. Segundo ele, a Universidade representa uma cidade dentro de Londrina, somando mais de 22 mil pessoas entre técnicos universitários, professores e estudantes de graduação e pós. “Penso que é o nosso maior patrimônio”, definiu. Salientou, ainda, a importância de fornecimento da merenda e dos uniformes, que deverão melhorar o atendimento às famílias.

Para a reitora, Marta Favaro, o acordo de cooperação manterá aberto duas unidades escolares onde são desenvolvidos projetos acadêmicos, frutos de estágios obrigatórios e de atividades vinculadas aos cursos de Licenciatura da UEL. Ela lembrou que o desejo é que o estudante de Londrina tenha acesso à Universidade e que possa completar todo o percurso formativo, chegando posteriormente ao Ensino Superior. Para a reitora, a relação estabelecida entre a prefeitura e a UEL pode futuramente servir de modelo para outros Centros de Educação Infantis mantidos pelo poder público.

Confira a entrevista coletiva em vídeo da professora Marta Favaro.

Já o vice-reitor da UEL, Airton Petris, lembrou que as duas CEIs da Universidade têm longa tradição, boa localização e prédios em ótimas condições, além de mobiliário adequado para o atendimento da criança do Ensino Infantil. Ele ressaltou, também, que as atividades acadêmicas de estágio dos estudantes da UEL deverão continuar, o que possibilita a continuidade da ação pedagógica desenvolvida por professores e alunos dos cursos de graduação.

A secretária Municipal de Educação de Londrina, Maria Tereza Pascoal de Moraes, explicou que foram sete anos de trabalho e reuniões até a formalização do acordo de cooperação assinado nesta sexta. Segundo ela, o desafio foi encontrar um modelo de parceria pública para estabelecer obrigações e legalizar o repasse de professores e cessão de infraestrutura. “O mais importante é que estaremos atendendo nossas crianças da melhor forma possível”, descreveu.

A cerimônia de assinatura foi realizada no Gabinete da Prefeitura, com a participação de várias autoridades, entre elas o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, e o procurador-geral do Município, João Luiz Martins Esteves. Também participaram da solenidade a Chefe de Gabinete da UEL, Lisiane Freitas de Freitas, a procuradora jurídica da Universidade, Tânia Lobo Muniz e o assessor de gabinete da vice-reitoria, professor Edmarlon Girotto.

Vídeo e fotos cedidos pelo Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina (NCOM).