Estudantes de Pedagogia participam de curso de Astronomia nos Anos Iniciais

Curso é uma alternativa para participantes complementarem conhecimento e informação com foco em crianças dos anos iniciais.

Estudantes do curso de Pedagogia da UEL participam do curso “Astronomia nos anos iniciais: superando inseguranças formativas para a promoção da alfabetização científica”, uma iniciativa do Laboratório dos Anos Iniciais: Ensino, Pesquisa e Extensão (LAI). O curso começou em fevereiro e prossegue até 18 de março, totalizando cinco encontros sobre temas como calendário e fenômenos cíclicos, constelações, mapas celestes e fases da lua.

O curso é interdisciplinar, ministrado pela professora Mariana Vaitiekunas Pizarro Iachel, do Departamento de Educação, e pelo professor Gustavo Iachel, do Departamento de Física. Segundo o coordenador do LAI, professor Rovilson José da Silva, o curso representa uma alternativa para os participantes complementarem conhecimento e informação com foco no conteúdo que afeta a formação da criança nos anos iniciais, no Ensino Fundamental.

Professor Gustavo Iachel, do Departamento de Física, é um dos convidados do curso.

De acordo com Rovilson, os encontros fornecem um rico material para o estudante se inteirar de perspectivas teóricas, discussões e reflexões que fazem parte da educação. Ele explica que a proposta vai ao encontro das metas estabelecidas pela ONU nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), por meio do Objetivo 4, Educação de Qualidade. “Ao estudar, discutir e refletir acerca da atuação do educador potencializamos a educação para se tornar uma das ferramentas para assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade”, define o coordenador. Os próximos encontros serão realizados nos dias 4, 11 e 18 de março, na sala 640 do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), no Campus da UEL.