Colégio de Aplicação recebe selo Diamante pelo melhor IDEB do Paraná no Ensino Fundamental 

Colégio de Aplicação recebe selo Diamante pelo melhor IDEB do Paraná no Ensino Fundamental 

Certificado foi entregue em evento da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, reconhecendo a qualidade do ensino do Colégio.

Fernanda Ortenzi*

Agência UEL


O Colégio de Aplicação Pedagógica da UEL – Colégio Estadual Professor José Aloísio Aragão recebeu o certificado de Escola Diamante por ter alcançado o melhor Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB) do Paraná no Ensino Fundamental, em 2023. O reconhecimento foi concedido no I Seminário de Diretores, evento promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR) e realizado em Foz do Iguaçu entre os dias 17 e 27 de fevereiro. 

O IDEB é um indicador federal que mede a qualidade da educação e é calculado a partir dos dados do Censo Escolar e do desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Esse índice vai de 0 a 10 e é medido a cada dois anos. As notas mais recentes foram divulgadas em 2024 e reconhecidas no evento realizado em fevereiro. O Colégio de Aplicação da UEL foi avaliado em 7,4 para o 5º ano do Ensino Fundamental; 6,6 para o 9º ano, também do Ensino Fundamental; e 5,4 para o 3º ano do Ensino Médio, superando em todas as etapas as médias alcançadas pelas escolas do Brasil, Região Sul, Paraná e Londrina, conforme mostra a tabela ao final da reportagem.

Placa alusiva ao certificado de Escola Diamante ficará disponível no Colégio de Aplicação. (Foto: arquivo pessoal).

O atual diretor do Colégio, o professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL Ricardo Lopes Fonseca, que assumiu o cargo neste ano, esteve presente no Seminário e aponta que “é pelos alunos e pelas alunas que lutamos todos os dias pelo reconhecimento da qualidade de ensino que o colégio pratica cotidianamente”. 

Até julho de 2024, o Colégio de Aplicação foi dirigido por Tânia da Costa Fernandes. Ela reflete que o selo reconhece o trabalho desenvolvido no colégio. “Trabalho que promove pedagogicamente a produção de conhecimentos artísticos, científicos e culturais junto aos nossos estudantes. Trabalho que mantém e aprofunda a qualidade social da educação pública e gratuita, orientada sob os princípios e valores éticos que atribuem ao colégio de aplicação da UEL sua similaridade e pertencimento à está universidade”, destaca. 

Entre a gestão de Fernandes e Fonseca, a direção do Colégio de Aplicação da UEL ficou sob responsabilidade da professora do Departamento de Educação Marci Batistão. O Colégio é um órgão suplementar da UEL voltado para a educação básica. Ainda em 2025, ele completa 65 anos. 

Relação comparativa da nota do IDEB – 2023, por etapaBrasilRegião SulParanáLondrinaColégio de Aplicação Pedagógica da UEL
Ensino Fundamental – Anos Iniciais6,06,46,76,47,4
Ensino Fundamental – Anos Finais5,05,25,55,56,6
Ensino Médio4,34,44,94,85,4
Fonte: INEP, 2025.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.