Projeto do CLCH promove aulas de espanhol para qualificar o atendimento de migrantes pelo município

Projeto do CLCH promove aulas de espanhol para qualificar o atendimento de migrantes pelo município

Oito encontros foram realizados, sempre às sextas-feiras e com duas horas de duração, na sede do CRAS Norte B, entre novembro e março.

Uma iniciativa desenvolvida no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (CLCH) da UEL objetiva qualificar o atendimento oferecido a migrantes de países hispanohablantes pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Londrina, por meio do oferecimento do Curso de Língua Espanhola. Realizado de forma inédita, o projeto adotou elementos intrínsecos da Política de Assistência Social e da realidade da migração, inovando na escolha do formato e do conteúdo ao ser relacionado à política pública e ao contexto de vida das pessoas.

Quem encabeçou a iniciativa foi a docente do Curso de Letras Espanhol da UEL Jacicarla Souza da Silva. Ela destaca que, em 2024, a coordenadoria do CRAS Norte B, por meio de Comissão Intersetorial de Atenção ao Migrante, identificou a possibilidade de realização do curso via Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas.

A partir do contato, a professora iniciou diálogos sobre estratégias necessárias da metodologia, conteúdos e público a ser envolvido, e formatou a atividade em um Projeto de Extensão que atendesse às necessidades e especificidades da Política de Assistência Social. Ela destaca ainda a importante participação dos discentes Eduardo Vieira Santos e Marcos Gabriel da Silva no projeto.  

Uma iniciativa objetiva qualificar o atendimento oferecido a migrantes de países hispanohablantes por meio do oferecimento do Curso de Língua Espanhola a servidores. (Foto: acervo pessoal).

O desenvolvimento do curso com a primeira turma teve como público prioritário os(as) trabalhadores(as) que atuam no CRAS Norte B implicados no atendimento à população migrante, com número máximo de até 25 participantes, envolvendo todas as categorias profissionais independentemente de vínculo governamental, não governamental e terceirizados. Ao todo, oito encontros foram realizados, sempre às sextas-feiras e com duas horas de duração, na sede do CRAS Norte B, entre novembro de 2024 e março de 2025. O encerramento foi no dia 7 de março. 

“A linguagem e a comunicação são elementos essenciais na prestação de serviço público pelo Estado, especialmente nas políticas sociais, para promover e garantir direitos. A acolhida é uma das seguranças socioassistenciais a ser ofertada enquanto elemento de proteção social, o que requer contar com equipe habilitada a identificar e promover o acesso a direitos, utilizar metodologias e estratégias que favoreçam a compreensão, o entendimento e o acesso ao conjunto das ofertas socioassistenciais do Sistema Único de Assistência Social”, explica a professora. 

(Foto: acerto pessoal).

Vinculado ao Curso de Letras Espanhol do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas, o projeto foi denominado “Espanhol nas redes: o hispanismo em integr(ação)”. Para tal, contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX) para a assinatura do Termo de Compromisso com a Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Londrina, em outubro de 2024.

Como resultados desta primeira etapa, a professora considera que o conteúdo desenvolvido foi satisfatório, e informa que a didática dos mediadores e a carga horária obtiveram 100% de aprovação pelos que responderam a verificação realizada. “Já a participação e envolvimento dos(as) participantes com a dinâmica das aulas atingiu 92,3%”, conta. 

Para a próxima etapa do Curso, foi indicado maior ênfase: 69,2% na oralidade/conversação em língua; 23% de produção escrita; 7,7% de compreensão leitora. “Quanto aos comentários, destaca-se: que o formato do curso superou as expectativas; valorizada a dedicação dos mediadores e a oportunidade de participação neste tipo de formação”, destaca Jacicarla. 

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