Nigep da UEL fará diagnóstico para aprimorar gestão orçamentária do governo do PR

Nigep da UEL fará diagnóstico para aprimorar gestão orçamentária do governo do PR

Objetivo é identificar gargalos nos procedimentos adotados e propor soluções voltadas à automação de atividades de alta complexidade

Representantes da Diretoria de Orçamento Estadual (DOE), da Secretaria da Fazenda do Paraná (SEFA), receberam esta semana a coordenação do Núcleo Interdisciplinar de Gestão Pública (NIGEP) do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) da UEL. O encontro foi nesta quarta-feira (30), em Curitiba, e marcou o início de um projeto de diagnóstico organizacional da SEFA com foco na modernização dos processos de orçamento público do Estado do Paraná.

O objetivo é identificar gargalos nos procedimentos adotados na gestão orçamentária e propor soluções tecnológicas inovadoras, voltadas à automação de atividades repetitivas e de alta complexidade. A proposta contempla a eficiência, a precisão e a transparência na utilização dos recursos públicos.

Segundo o professor Saulo Amâncio Vieira, do Departamento de Administração da UEL, da coordenação do Nigep, o projeto fará inicialmente um diagnóstico para a melhoria, incorporação tecnológica e automação dos processos da Diretoria de Orçamento da SEFA. Para realizar a atividade, o Nigep deverá contar com professores e estudantes dos cursos de Administração e de Economia.

“Vemos como uma ação importante para a Universidade porque é o governo reconhecendo a capacidade da instituição para a produção de conhecimento que pode ser aplicado, beneficiando o conjunto da sociedade”. Segundo o professor, o projeto foi viabilizado por meio da Secretaria de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (SETI), que apoiou o convênio entre o Nigep e a SEFA.

Nigep da UEL fará diagnóstico para aprimorar gestão orçamentária do governo do PR. (Foto: Acervo pessoal).

O Diretor-Geral da Sefa, Luiz Budal, acompanhou a reunião e destacou a necessidade de fortalecer as parcerias com instituições acadêmicas. “Essas interações são essenciais para ampliar nossa capacidade analítica e promover uma gestão pública mais eficiente e moderna. Projetos como este reforçam nosso compromisso com a inovação e a melhoria contínua da administração orçamentária do Paraná”, destacou.

A iniciativa conta com o apoio da Assessoria Técnica da Secretaria de Fazenda, que nos últimos anos desempenhou papel fundamental na condução da transição dos processos orçamentários do formato manual para o digital. Esse trabalho prévio de transformação e sistematização criou as bases necessárias para realizar o mapeamento completo dos fluxos e identificar oportunidades de melhoria.

Durante a visita técnica, foram apresentados os fundamentos e a metodologia do projeto, que será conduzido ao longo de cinco meses. As etapas incluem a organização do cronograma de trabalho, o mapeamento dos processos orçamentários, a análise da arquitetura de sistemas e dados, a elaboração do diagnóstico institucional, a revisão de literatura técnico-científica e a definição de indicadores para avaliação dos resultados.

O encontro foi nesta quarta-feira (30), em Curitiba, e marcou o início de um projeto de diagnóstico organizacional da SEFA com foco na modernização dos processos de orçamento público do Estado do Paraná. (Foto: Acervo pessoal).

Além do professor Saulo, estiveram presentes representando o Nigep a professora Vera Lúcia Tieko Suguihiro, docente do Departamento de Serviço Social (CESA), e os professores do CESA Luís Miguel Luzio-dos-Santos, Juarez Paulo Tridapali, Luciano Munck e Rodrigo Libanez Melan.

As atividades foram coordenadas pelo Diretor da DOE, Marcos Tadeu Cavalcante, com o apoio dos demais servidores da Diretoria. “A parceria entre as instituições permite ao núcleo conhecer de forma mais aprofundada a dinâmica interna da área, identificar os principais desafios operacionais e levantar os subsídios necessários para a próxima etapa do projeto, que é o mapeamento detalhado dos processos orçamentários”, afirmou Cavalcante.

Além desta iniciativa, o NIGEP já vem atuando em nível estadual em áreas estratégicas para o desenvolvimento econômico do Parará, como o turismo sustentável, por meio do programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS Lab+).

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.