PPEdu organiza evento para refletir critérios avaliativos da Área da Educação
PPEdu organiza evento para refletir critérios avaliativos da Área da Educação
O PPEdu promoveu o evento visando apresentar aos docentes os aspectos a serem valorizados em suas publicaçõesNo dia 25 de setembro, o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) realizou um evento com o objetivo de contribuir para o planejamento de ações do Programa correspondente à produção docente e discente no quadriênio de 2025-2028. O intuito foi promover uma reflexão sobre os novos critérios de avaliação estabelecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – Área de Educação, e contou com a participação de Olivia Morais de Medeiros Neta, vice-coordenadora do Fórum de Editores Periódicos da Área da Educação (FEPAE) e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O encontro foi realizado em dois momentos no Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA). O primeiro, voltado para os professores, discutiu o novo formato de avaliação e indicações do Documento de Área. O objetivo foi apresentar aos docentes os aspectos a serem valorizados em suas publicações. À tarde, com a presença dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação, foram abordados a produção, os fatores de impacto e a importância dos trabalhos elaborados pelos discentes e egressos para a avaliação do Programa.

A nova classificação dos periódicos da Área da Educação terá como referência os periódicos: consolidados, não consolidados e em consolidação. O Qualis periódicos deixará de ser referência para as publicações da Área. “Como nós estamos no primeiro ano do quadriênio, é importante que os professores e estudantes do PPEdu planejem as publicações que vão desenvolver, que analisem o trabalho que já está em desenvolvimento para enviar para a publicação em periódicos, considerando essas novas diretrizes para avaliação da produção”, aponta a professora Eliane Czernisz, coordenadora do PPEdu.
(*Estagiário de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social)