Departamento de Educação promoverá integração de dois eventos na primeira semana de dezembro

Departamento de Educação promoverá integração de dois eventos na primeira semana de dezembro

III Colóquio Nacional de Leitura e Práticas Desenvolvidas na Escola em Tempos de Pandemia e I Congresso Internacional do Observatório de Educação Lusófona

O evento on-line ocorre entre os dias 3,4 e 5 de dezembro e reunirá especialistas e pesquisadores da área, promovendo reflexões e trocas de experiências sobre práticas de leitura na educação. A programação contará com: palestras com convidados renomados; apresentação de resumos expandidos e relatos de experiência; minicursos temáticos e o lançamento de livros.

De acordo com a organização, o objetivo do evento é construir e estruturar um Observatório de Educação Lusófono-UEL, a fim de mapear as práticas de leitura desenvolvidas para a educação da infância (crianças de até 10 anos de idade), localizadas em Países de Língua Portuguesa e verificar as práticas de leitura bem sucedidas antes da pandemia e pós-pandemia.

Submissões de trabalhos podem ser feitas até o dia 30 de novembro. E inscrições serão aceitas até 02 de dezembro. Mais informações no site do Colóquio.  

Observatório de educação lusófono-UEL

O projeto de pesquisa tem como objetivo geral construir e estruturar um Observatório de Educação Lusófono-UEL, a fim de mapear as práticas de leitura desenvolvidas pelos professores para a educação da infância (crianças de até 10 anos de idade), localizadas em países de língua portuguesa, tais como: Brasil, Portugal e Moçambique, com vistas a contribuir com a educação da infância e a formação continuada dos professores, para fomentar resultados para o Projeto Paraná 2040.

A coordenação geral é da professora Sandra Aparecida Franco Pires e a vice coordenação da professora Adriana Regina de Jesus do Departamento de Educação Ceca.

O Observatório consistirá em um espaço virtual, onde serão disponibilizados dados e diagnósticos sobre as práticas de leitura desenvolvidas, que poderão servir de subsídios para políticas públicas e para a pesquisa acadêmica, visando melhorar a qualidade da Educação da infância e formação continuada de professores.

O Observatório Lusófono será um portal da informação educacional onde estarão disponíveis dados relativos à Educação Básica brasileira e internacional, com compartilhamento de práticas de leitura, projetos de leis relacionados à Educação em discussão e tramitação, fomento à pesquisa e extensão, com vistas a desenvolver ações de formação e capacitação dos profissionais da educação.

Projeto Paraná 2040

O projeto é uma iniciativa da Fundação Araucária realizada em cooperação técnica com o Observatório do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná. E visa definir rotas estratégicas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

Por objetivo o Paraná 2040 visa impulsionar o desenvolvimento sustentável do Estado, e a Fundação Araucária vem há duas décadas implementando investimentos para fomentar a pesquisa científica e tecnológica, formar capital humano de excelência, bem como disseminar os resultados exitosos de tais esforços. Firme nessa missão, o projeto Paraná 2040 estará atenta às demandas dos próximos 20 anos.

Foto de divulgação do evento

*Estagiário de jornalismo na Coordenadoria de Comunicação Social.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.