Lançamento da Eduel orienta jovens na fase da adolescência

Lançamento da Eduel orienta jovens na fase da adolescência

"Diário do Adolescente: educar para prevenir" tematiza fase de descobertas e transições com abordagem didática e fácil.

Mirian Peres da Cruz

Agência UEL


Dúvidas, medos, descobertas e inseguranças são sentimentos que marcam uma fase inesquecível da vida: a adolescência. Essa fase é o tema do mais recente lançamento da Editora da UEL (Eduel), o livro “Diário do Adolescente: educar para prevenir” – 2022, 80 páginas, escrito pelas autoras Giovana Ribeiro de Souza Favaretto e Sandra Odebrecht Vargas Nunes.

Com abordagem educativa e didática e linguagem simples e acessível, o livro apresenta em seis capítulos temas recorrentes que surgem com o início da adolescência, considerada uma fase de muitas mudanças – biológicas, emocionais, psicológicas, comportamentais e sociais. De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), a fase da adolescência começa aos 10 anos de idade e vai até os 19 anos.  

A obra tem como foco a adoção de ações de prevenção e orientação junto aos adolescentes. Segundo Giovana, professora do Departamento de Pediatria e Cirurgia Pediátrica, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), o objetivo foi produzir um material específico para o adolescente, diante da escassez de títulos direcionados para esse público. “Temos poucos livros que dialogam com o adolescente, trazendo conselhos, dicas e orientações educativas”, avalia.

A autora chama atenção para o fato de que a adolescência é uma fase de transição em que as mudanças acontecem ao mesmo tempo. “É importante que o adolescente olhe para dentro de si para que possa se autoconhecer, questionar-se e formar sua própria identidade”, diz. Nesta fase, conforme aponta Giovana, os adolescentes estão vulneráveis ao uso de substâncias ilícitas, vício em jogos online, tabagismo e comportamentos considerados de risco e que afetam diretamente a saúde. 

Dicas e informações úteis

Embora de uso individual, o livro também é útil para pais e professores, pois cada capítulo traz dicas e informações sobre temas sempre presentes no universo do adolescente. Eles também trazem orientações sobre os benefícios da alimentação saudável, prática de atividade física, autocuidado e manejo do estresse e outros sentimentos.

Em cada capítulo há uma série de perguntas, cujo objetivo é auxiliar o adolescente na descoberta de comportamentos ou sentimentos que podem levar ao desenvolvimento de algum transtorno. “A intenção é fazer com que o adolescente peça ajuda ou procure um profissional da saúde para uma avalição detalhada sobre os estados de saúde e emocional dele”, diz a autora. 

Sobre as autoras

Giovana Ribeiro de Souza Favaretto é professora da UEL, médica graduada pela universidade, Pediatra e especialista em Medicina do Adolescente pela Universidade Federal de São Paulo. Hoje, mestranda em Ciências da Saúde pela UEL.

Sandra Odebrecht Vargas Nunes é professora sênior da UEL, médica graduada pela universidade, psiquiatra pela Universidade Complutense de Madrid (Espanha), especialista em Psiquiatria, mestre e doutora, pós-doutora em Psiquiatria pela Deakin University (Austrália). 

Serviço 

“Diário do Adolescente: educar para prevenir” – Eduel, 2022, 80 páginas;

Autoras: Giovana Ribeiro de Souza Favaretto e Sandra Odebrecht Vargas Nunes;

Preço: R$30,00;

Onde encontrar: site da Eduel e lojas parceiras: Rkobo, App Store, Google Play, kindle e Livraria Cultura.

Leia também