Livro da Eduel analisa a trilha sonora em filmes do cineasta Glauber Rocha

Obra, de autoria do professor de Música André Siqueira, aborda trilha de três filmes do cineasta, um dos maiores expoentes do Cinema Novo.

O mais recente lançamento da Editora da UEL (Eduel) analisa a trilha sonora de três filmes do cineasta Glauber Rocha, as obras “Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964)”, “Terra em Transe (1967)” e “O dragão da maldade contra o santo Guerreiro (1969)”. É o livro “Sonata de Deus e o diabolus: música, cinema e pensamento modernista” (Eduel, 2022, 194 páginas), de autoria do professor do Departamento de Música e Teatro (Ceca) André Ricardo Siqueira.

O livro apresenta a pesquisa que lança um olhar diferenciado sob os três filmes, produzidos no interior do movimento Cinema Novo, abrindo uma nova e rica perspectiva de análise a partir dos conceitos musicais dos idiomas modal e tonal. De acordo com o autor, as composições não são apenas adereços: surgem como a peça chave da produção dos filmes.

As músicas são, predominantemente, de autoria do compositor e maestro Heitor Villa-Lobos e Sérgio Ricardo, nos filmes “Deus e o Diabo na Terra do Sol” e “Terra em Transe”, além da produção “O dragão da maldade contra o santo Guerreiro”, que conta com trabalhos de diferentes compositores.

“A questão da música nesses filmes funciona como peça determinante na própria forma do filme, pois a produção e a montagem são muito em função da música”, diz Siqueira. Segundo o professor, em comum, os filmes e as composições têm aproximações com o nacionalismo, movimento que defendeu uma “arte brasileira” por meio de uma linguagem nacional autêntica.

“Glauber atualiza no cinema muitos dos questionamentos dos modernistas da Semana de 22. Esse também é um ponto importante do livro”, explica o autor. Por esse motivo, a Semana de Arte Moderna – que ocorreu em fevereiro de 1922, em São Paulo, e mudou os rumos da arte brasileira pela defesa do projeto de resgate da identidade nacional – mereceu um capítulo especial, intitulado “Contraponto I”.

Embora resultado de uma pesquisa acadêmica, o livro é indicado para leitores de diferentes áreas. É marcado pela transdisciplinaridade, que imprime ao trabalho um enfoque pluralista. “Tem muito assunto para o aluno de música, para os interessados em cinema e tem muito assunto para aqueles interessados no pensamento social brasileiro”, ressalta o pesquisador.

“São áreas aparentemente distantes entre si. A partir da música, conseguimos traçar um fio condutor, deixando o mais palatável possível para o leitor, principalmente para o leigo em música”, reforça Siqueira. Dividido em três partes, o livro é resultado da tese de doutorado defendida pelo autor em 2014, dentro do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).

Sobre o autor

Compositor, arranjador e multi-instrumentista, o professor André Siqueira acumula diversas músicas gravadas. Sem dúvida, a pesquisa tem reflexos diretos em sua produção musical. “O livro tem uma reverberação direta no meu trabalho artístico. Afinal, o meu trabalho como músico está vinculado à música brasileira”, defende.

Serviço

“Sonata de Deus e o diabolus: música, cinema e pensamento modernista”, de autoria de André Ricardo Siqueira, 2022, 194 páginas;

Valor: R$55,00;

O livro pode ser adquirido no site da Eduel – www.eduel.com.br – ou na Livraria que fica no Campus Universitário;

Contatos: (43) 3371 4691 ou livrariaeduel@uel.br.