Eduel lança livros com a presença do linguista Carlos Alberto Faraco

Professor e ex-reitor da UFPR participa dos lançamentos de livros do PPG de Estudos da Linguagem, na quinta (23), às 19h15.

Livros publicados pela Editora da Universidade Estadual de Londrina (Eduel) serão lançados quinta-feira (23), às 19h15, no Anfiteatro do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH). São os livros “Duas décadas de contribuições do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem – UEL” e “Em Torno (ENTORNO) da Pedagogia da Variação Linguística”.

Com promoção do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGel), o evento de lançamento dos livros conta com palestra do linguista e pesquisador Carlos Alberto Faraco, professor titular aposentado de Língua Portuguesa e ex-reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O convidado vai abordar o tema “Políticas Linguísticas brasileiras têm futuro?”.

Pesquisador renomado, Carlos Alberto Faraco acumula vasta experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada. Ele é professor emérito da UFPR e autor de dezenas de livros que abordam os temas Bakhtin, discurso, dialogismo, ensino de português e linguística, variação linguística e história do pensamento linguístico.

Professor Carlos Alberto Faraco. Linguista e pesquisador, também foi reitor da UFPR (Reprodução).

Faraco é autor de um dos artigos do lançamento da Eduel, intitulado “Da importância da pedagogia da variação linguística para o ensino de Língua Portuguesa”, presente no “Em Torno (ENTORNO) da Pedagogia da Variação Linguística”. A obra é organizada por Joyce Elaine de Almeida Baronas, Fabiane Cristina Altino e Flávio Brandrão-Silva e difunde os estudos apresentados no II Simpósio de Variação Linguística e Ensino (SIMVALE), realizado na UEL. São textos elaborados por pesquisadores convidados que versam sobre alternativas teórico-metodológicas para um ensino de língua portuguesa com foco no desenvolvimento das habilidades linguísticas dos alunos e valorização da variação linguística.

PPGel

O outro lançamentos da Eduel é o livro “Duas décadas de contribuições do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem – UEL” (2023, 426 páginas), das organizadoras Esther Gomes de Oliveira, Fabiane Cristina Altino, Joyce Elaine de Almeida Baronas e Vera Lúcia Lopes Cristovão. A coletânea marca os 20 anos do curso de mestrado e do curso de doutorado do PPGel, coordenado pelo Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas com a participação do Departamento de Letras Estrangeiras e Modernas.

De acordo com as organizadoras, o livro é resultado do desejo de registrar a trajetória do programa, com a proposta de enfrentar os desafios da compreensão e do ensino de línguas e da formação de professores na contemporaneidade.

Além dos lançamentos da Eduel, durante o evento também serão lançados livros de outros autores e editoras.

Divulgação.