Estudantes da UEL apresentam mais de 400 trabalhos no Por Extenso e Pró-Ensino

Eventos têm atividade até esta quarta (23) e reúnem 228 trabalhos (Por Extenso) e 175 (Pró-Ensino). Realização é da Proex e Prograd.

Estudantes da UEL, bolsistas de projetos e programas de Extensão e Ensino, participaram na última segunda (21) da cerimônia de abertura Por Extenso e Pró-Ensino, no Auditório Cyro Grossi, no Centro de Ciências Biológicas (CCB). Os eventos têm atividades até esta quarta (23), com mesa redonda, palestras, além de apresentação de trabalhos – são 228 no Por Extenso e 175 no Pró-Ensino. A realização é das pró-reitorias de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex) e de Graduação (Prograd).

Presente na cerimônia, a reitora da UEL, Marta Favaro, destacou a indissociabilidade do Ensino, Extensão e Pesquisa como diferenciais para a formação dos estudantes. “A Universidade permite formação humana, de pessoas competentes e diferenciadas”. Além dos projetos, a reitora reforçou a atuação dos estudantes nos Programas de Educação Tutorial (PET), de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica.

Representando a Fundação Araucária, apoiadora do evento, o gerente de projetos, Nilceu Jacob Deitos, deu destaque ao protagonismo dos estudantes da Universidade com agentes de ação. “A UEL sempre tem sido referência entre nossas universidades por conseguir atuar com projetos nas três áreas. Aqui temos o bom exemplo de vocês”, disse aos presentes.

Professor da UnB Thiago Galvão foi o palestrante da abertura do evento. Tema foi “O papel e os desafios da universidade na implementação dos ODS” (Fernando Jr./Proex)

Participaram da cerimônia a pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), Zilda Freitas de Andrade, e os diretores Ana Luísa Casa e Paulo Liboni; a pró-reitoria de Graduação (Prograd), Ana Márcia Tucci de Carvalho, e as diretoras Maria Elisa Wotzasek Cestari e Lilian Kemmer Chimentão; o diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (ProPPG), Eduardo José de Almeida Araújo; e o responsável pelo Escritório de Apoio ao Pesquisador da UEL, Claudemir Zucareli. A abertura contou ainda com apresentação do Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica da UEL (Osuel).

Confira as fotos da abertura do Por Extenso e do Pró-Ensino.

Programação

Após as formalidades de abertura, o professor da Universidade de Brasília (UnB) Thiago Gehre Galvão ministrou a conferência “O papel e os desafios da universidade na implementação dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. Nesta terça-feira (22), o professor da UnB também participa da mesa redonda “A extensão universitária como espaço para o alcance dos ODS: relatos de experiências”, juntamente com professores da UEL. A programação completa está disponível nas páginas do Por Extenso e Pró-Ensino.