NEAB recebe ingressantes com eventos e celebrações ao longo da SER UEL
NEAB recebe ingressantes com eventos e celebrações ao longo da SER UEL
O NEAB tem sob sua coordenação projetos de ensino, pesquisa e extensão e ações, permanentes por meio do GT UEL na luta contra o racismo.Com o objetivo de acolher o ingressantes do ano letivo de 2025 e apresentar projetos, ações e trajetórias de pesquisadores ligados ao Movimento Negro na Universidade Estadual de Londrina, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) preparou programação especial para a Semana de Recepção, envolvendo encontros, rodas de conversas e oficinas.
A programação teve início nesta segunda-feira e se estende até os dias 3, 4 e 5 de abril, com a oficina ABAYOMI: tesouro precioso. Antes, nesta sexta (28), tem início a I Juvenfest – UEL: Juventude(s) Colorindo, Rimando e Aquilombando a Universidade, reunindo as linguagens do grafite e do rap, e proporcionando um espaço para apresentações. O evento tem início às 8h30, na rampa do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) e atravessa o dia com as celebrações e apresentações culturais. se estende ao longo do dia. A programação completa pode ser conferida no site SER UEL, por meio deste endereço.
NEAB
Atualmente, o NEAB tem sob sua coordenação cinco projetos de ensino, pesquisa e extensão debruçados sobre temas como educação para as relações étnico-raciais, racismo ambiental, história da população negra em Londrina, direitos humanos e combate ao racismo, e fluxos de educação e resistências entre Brasil, Angola e Moçambique.
O Núcleo ainda encabeça as ações do Grupo de Trabalho (GT) UEL na luta contra o racismo, que tem o objetivo de promover ações estratégicas e permanentes de forma conjunta e articulada na Universidade Estadual de Londrina.

O NEAB é coordenado pela professora Marleide Rodrigues da Silva Perrude, docente do Departamento de Educação da UEL.
