UEL marca presença na ExpoLondrina 2025 com projetos de pesquisa, ensino e extensão
UEL marca presença na ExpoLondrina 2025 com projetos de pesquisa, ensino e extensão
Serão dez unidades expositivas da UEL na Via Rural Smart Farm, além da participação em eventos e serviços prestados pelo HU.A Universidade Estadual de Londrina (UEL) estará presente na 63ª Exposição Agropecuária de Londrina (ExpoLondrina), realizada pela Sociedade Rural do Paraná (SRP), que tem início nesta sexta-feira (4) e vai até o dia 13 de abril. No evento, que é realizado no Parque de Exposições Governador Ney Braga, a UEL contará com dez unidades expositivas, nas quais serão apresentados projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pela universidade.
Em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), os estandes da UEL estarão expostos na Via Rural Smart Farm, que é um conjunto de métodos de extensão rural oferecidos nas unidades expositivas, ocupando um espaço permanente de onze mil metros quadrados no interior do parque. As áreas temáticas nas quais a UEL exporá os projetos, ações e serviços são: Manejo de Solos e Água; Empresas Juniores oferecendo consultoria nas áreas de agronomia, zootecnia e veterinária; Agricultura Sustentável e Biodiversidade; Biodiversidade de Insetos e Abelhas sem Ferrão; Vetores, Arboviroses e Animais Peçonhentos; Agroecologia e Horta-Escola; Aquicultura; Bovinocultura; Comunicação e Assessoria de Imprensa.
Um dos projetos apresentados pela universidade será o “Biodiversidade de Insetos e Abelhas sem Ferrão”, que é realizado pelo grupo Guardiões das Abelhas da UEL em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Londrina. O projeto visa levar conscientização a estudantes do ensino fundamental sobre a importância de conservar as abelhas para manter equilíbrio ambiental, preservando florestas e auxiliando na produção de alimentos. O estande contará com amostras de gavetas com abelhas montadas, exposição de abelhas sob a lupa, painéis com informações sobre a biologia das abelhas solitárias e sociais.
Segundo a pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex) da UEL, Zilda Aparecida Freitas, outras atividades com a participação da UEL serão realizadas em outros espaços, como exposições no Pavilhão Smart Agro, cuja programação conterá eventos técnicos ligados à inovação. Ainda segundo a pró-reitora, dentre os eventos técnicos dos quais a UEL participará, haverá o tradicional “Seminário Estadual de Aquicultura”, que está em sua 22ª edição, além do “Encontro Regional de Mulheres Rurais”, que contará com mulheres do Assentamento Eli Vive e será realizado no Recinto José Garcia Molina. Outros dois eventos técnicos com participação da UEL serão o “Encontro Estadual de Cafeicultores” e o “4° Seminário de Agroecologia e Horticultura na Sucessão Familiar”.

Saúde
A UEL também contará com a participação do Hospital Universitário (HU), que marcará presença com o Espaço Cuidar, que oferece uma programação orientada para a inovação, educação em saúde e o cuidado. O espaço estará localizado na Praça do HU, perto da entrada principal do Parque Ney Braga. A iniciativa fortalece o compromisso do HU com educação, saúde e prevenção, oferecendo práticas e tecnologias inovadoras, visando criar um ambiente em que os visitantes da ExpoLondrina poderão esclarecer as mais diversas dúvidas sobre saúde, inclusive através de demonstrações interativas.
Outra iniciativa fica por conta da Rádio UEL FM 107,9, que também estará presente no evento. Estudantes do curso de Jornalismo, sob a coordenação do professor Heron Heloy, farão um radiojornal durante todos os dias da ExpoLondrina, de segunda a sábado às 12h, com reprise às 18h. O programa abordará os projetos da Via Rural Smart Farm e demais destaques da feira, e servirá para que os estudantes pratiquem o que aprendem em sala de aula, produzindo pautas e realizando entrevistas.
A pró-reitora da Proex destaca que a participação dos estudantes será intensa, seja nas unidades expositivas, nos eventos técnicos ou no atendimento ao público em geral, colaborando com a organização e com o cerimonial do evento. ”A participação dos estudantes é de extrema relevância para a formação profissional deles, até na parte da formação humanista. Eles terão contatos com produtores rurais, com pessoas vinculadas ao setor agrícola, e vão perceber novas possibilidades de atuação e oportunidades de trabalho”, afirma Zilda Andrade.
Ainda segundo a pró-reitora, o objetivo da participação da universidade na ExpoLondrina 2025 é consolidar o relacionamento que tem com a sociedade e em prol da sociedade: “É levar conhecimento e também prospectar novas demandas da sociedade. Então, é o momento de demonstrar o que a universidade faz e o que ela pode fazer”, afirma.