Projetos de extensão da COU recebem doação de 2 mil máscaras

Iniciativas têm foco na atenção à saúde bucal de escolares e idosos de instituições de longa permanência.

A Clínica Odontológica Universitária (COU), do Centro de Ciências da Saúde (CCS), recebeu a doação duas mil máscaras cirúrgicas descartáveis do Rotary Club de Londrina Nordeste. A entrega foi realizada na última segunda-feira (19), na COU, no Campus da UEL, com a presença de representantes da COU e da instituição doadora. O material vai ser destinado a dois grandes projetos de extensão, que atendem diretamente crianças e idosos de Londrina.

Os projetos “Atenção em Saúde Bucal para Escolares e Comunidade”, que há quase 30 anos atua com crianças, e “Prevenção e Promoção de Saúde Bucal para Pacientes da Terceira Idade”, que atende idosos de diversas instituições da cidade, são coordenados atualmente pela professora Maura Sassahara Higashi, do Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil, do CCS.

Doação foi entregue na última segunda-feira (19), na COU, localizada no Campus Universitário (FOTOS: Divulgação/COU)

Para o diretor da COU, Hélion Leão Lino Júnior, a doação vai ser de muita utilidade para os projetos, porque os atendimentos foram mantido mesmo durante o período de pandemia. “É importante para que essas pessoas de idade, que possuem comorbidades, tenham essa proteção”, afirma.

A entrega do material teve a participação do diretor da COU, Hélion Leão Lino Júnior, da coordenadora dos projetos, Maura Sassahara Higashi, da técnica em Higiene Dental, Lírian Adriana Maria Pereira da Silva, e do presidente do Rotary Club de Londrina Nordeste, Ronaldo Antunes da Silva.

Projetos – Para se ter uma ideia da relevância dos projetos de extensão, em 2019, o projeto “Atenção em Saúde Bucal para Escolares e Comunidade” atendeu aproximadamente 14 mil crianças de 73 instituições de Londrina, entre centros de educação infantis, escolas municipais, estaduais e especiais, além de pastorais e entidades de assistência. O objetivo é dar orientações sobre escovação, uso do fio dental, importância da higiene e alimentação saudáveis para a manutenção da saúde bucal e prevenção de doenças. Para isso, cada criança recebe um kit com escova e creme dental, que são utilizados em uma ação de escovação supervisionada. O projeto atua há 29 anos, sendo financiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Já o projeto de extensão “Prevenção e Promoção de Saúde Bucal para Pacientes da Terceira Idade” atendeu só no ano passado 433 idosos de 18 instituições cuidadoras de Londrina. São realizadas palestras preventivas e educativas, com temas voltados principalmente para a saúde bucal do idoso, abordando assuntos como uso de fio dental, higienização, armazenamento das próteses dentárias, alimentação saudável e autoexame. Também fazem parte das atividades escovações supervisionadas individuais e coletivas e exame físico intraoral.

Os projetos têm a participação direta dos estudantes do curso de Odontologia/CCS. Eles vivenciam o atendimento de crianças e idosos por meio de ações educativas e de prevenção da saúde bucal.