LEX lança vídeos direcionados aos alunos do ensino médio

São apresentados temas práticos sobre direito, democracia, voto e cidadania. Vídeos estão disponíveis em canal online.

A LEX – Empresa Junior de Direito da UEL, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), lançou um projeto online chamado “Minutos de LEX”, voltado para jovens e estudantes do Ensino Médio. É uma série de vídeos publicados no canal LEX Empresa Júnior, em que os integrantes da LEX falam sobre o curso de Direito da UEL, ENEM, além de temas de relevância social, como democracia, direitos políticos, direito de imagem, cidadania e bullying.

(Divulgação/LEX))

Segundo Giovana Martins, integrante da LEX, este projeto online dá continuidade ao projeto Direito nas Escolas, que precisou ser interrompido devido à pandemia de COVID-19. Criado em 2017, originalmente, o objetivo da iniciativa é levar ações presenciais a alunos de Escolas Públicas, especialmente do Ensino Médio, para apresentar temas práticos do direito, como democracia, voto e cidadania.

Conforme relata a estudante, durante o período de atuação presencial, o total de seis escolas foram visitadas. A primeira visita foi no Colégio Estadual Helena Kolody, em Cambé; nos anos seguintes, as demais instituições visitadas eram de Londrina – Colégios Estaduais Carlos de Almeida, Olavo Bilac, Benjamin Constant, José de Anchieta e Hugo Simas.

“Frente à pandemia, vemos essa jornada de conteúdo como uma forma didática e acessível de transmitir esse conhecimento a quem tem interesse”, afirma a estudante da UEL. Ela informa que todos os vídeos estão disponíveis no canal – LEX Empresa Júnior.

LEX – Fundada em 2009, a LEX tem como objetivo a formação complementar dos alunos do curso de Direito da UEL, por meio da experiência jurídica. A empresa júnior conta atualmente com 18 membros e tem supervisão da professora Luciana Mendes, do Departamento de Direito Privado, do CESA.