Educação: livro sobre ensaios epistemológicos durante a pandemia

Educação: livro sobre ensaios epistemológicos durante a pandemia

Lançamento é resultado das discussões realizadas em 2020 na disciplina de Estudos Avançados I – Epistemologia e Pesquisa em Educação,.

Estudantes do Programa de Pós-graduação em Educação (PPEdu) lançam no dia 17 de dezembro o livro “Ensaios epistemológicos durante a pandemia da Covid-19: Reflexões de pesquisadores em Educação”. O lançamento será às 14 horas, pelo canal do YouTube. A obra é resultado das discussões ocorridas durante o primeiro semestre de 2020 na disciplina de Estudos Avançados I – Epistemologia e Pesquisa em Educação, ministrada pelos professores Sandra Regina Ferreira de Oliveira e Tony Honorato, do Departamento de Educação (CECA).

Segundo uma das organizadoras da obra, Erica da Silva Xavier, a iniciativa é dos próprios doutorandos. “A partir da disciplina, do contexto de pandemia e todas as questões que têm envolvido a educação, nós tivemos a iniciativa de escrever os capítulos e organizar este livro”, explica.

Publicado pela Editora Madrepérola, a obra tem 88 páginas e seis capítulos, que relacionam os autores estudados durante o semestre, como Jean Piaget, Hannah Arendt e Michael Foucault, com os contextos de pandemia, político e educacional.  Entre os temas estão crise na Educação, adversidades no ensino remoto e atuação docente. Na contracapa, a definição é de que “os autores escrevem sobre os avanços, os retrocessos, as realidades de seus contextos de trabalhos, as políticas públicas, as cenas colocadas pela mídia e o lugar da ciência na sociedade”.

Para Bruna Ester Gomes Yamashita, também organizadora, o livro é um encontro entre os pesquisadores, porque neste ano, devido à pandemia, não tiveram aulas presenciais. Confira no áudio.

Autores – Além de Erica Xavier e Bruna Yamashita, o livro é organizado por Sidney Lopes Sanches Júnior. A obra conta com 13 autores, doutorandos do PPEdu: Adrielly Rocateli, Aline Oliveira Gomes da Silva, Bruna Ester Gomes Yamashita, Camila Aparecida Pio, Daniela Caroline R.R. Ferreira, Dayanne Vicentini , Débora Menegazzo de Souza Almeida, Erica da Silva Xavier,  Gabriella da Silva Scchelli, Kátia Silva Búfalo, Natasha Yukari Schiavinato Nakata, Sandra Cristina Malzinoti  Vedoato e Sidney Lopes Sanches Júnior. 

A publicação teve apoio e financiamento do PPEdu, com prefácio escritos pelos professores Sandra Regina Ferreira de Oliveira e Tony Honorato. O livro tem licença aberta e estará disponível para download gratuito no site da editora.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.
Leia também

CINEMA

Cine Ouro Verde exibe cinebiografia com atriz de The White Lotus como protagonista 

O Cine Teatro Ouro Verde exibe, entre os dias 27 e 29 de agosto, o drama biográfico sobre a escultora, pintora e cineasta francesa Niki de Saint Phalle (1930-2002), interpretada por Charlotte Le Bon, destaque por seu papel na série The White Lotus. O filme será exibido entre quarta e sexta-feira, diferentemente da programação normal, […]


Publicação

PPG em Direito Negocial lança “Contratualização das Relações Familiares e Sucessórias” nesta segunda (25)

O Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) recebe, na manhã desta segunda-feira (25), às 9h30, docentes e pesquisadores envolvidos na elaboração da obra “Contratualização das Relações Familiares e Sucessórias”, lançada pela Editora Foco. A publicação reúne artigos de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Direito Negocial (PPGDN). Confira os nomes ao final desta […]


Colóquio

Departamento de Música e Teatro promove evento nacional

O 1° Colóquio Nacional de Pesquisa em Música de Londrina busca promover diálogos entre pesquisadores e incentivar a produção científica. As inscrições ainda estão abertas


Desafios

GESPAM e CCS promovem I Congresso Nacional de Saúde Mental da UEL

Com uma proposta interdisciplinar, evento tem como objetivo ser um momento de discussões e trocas sobre os desafios atuais, envolvendo saúde mental de adolescentes e o uso de substâncias psicoativas