Professor de História é vencedor no 33º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia

Professor de História é vencedor no 33º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia

A Língua Portuguesa deveria ser uma língua dinâmica com regras revistas periodicamente ou deveria continuar a seguir as regras do latim? Quem fazia essa discussão eram censores da Real Mesa Censória, instituição criada também para cuidar da educação, após a expulsão dos jesuítas do Brasil. Este é o objetivo da pesquisa do professor Cláudio Luiz […]

Reinaldo C. Zanardi

Agência UEL


A Língua Portuguesa deveria ser uma língua dinâmica com regras revistas periodicamente ou deveria continuar a seguir as regras do latim? Quem fazia essa discussão eram censores da Real Mesa Censória, instituição criada também para cuidar da educação, após a expulsão dos jesuítas do Brasil. Este é o objetivo da pesquisa do professor Cláudio Luiz DeNipoti, do Departamento de História, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH) da UEL, um dos vencedores do 33º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia Governador José Richa.

O professor venceu na categoria “Pesquisador Ciências Humanas e Sociais”, tendo concorrido com outros 26 trabalhos submetidos ao prêmio. “O que eles [censores] debatem tem a ver com como se percebeu o Iluminismo em Portugal, que é o foco de minha pesquisa mais ampla”, explica o professor. “[Isso revela] Como um debate sobre ortografia pode gerar uma discussão sobre liberdade de opinião, ainda que somente entre os censores”, comenta o Cláudio Luiz DeNinpoti.

Professor Cláudio Luiz DeNipoti, do CCH.

Escrita – Ele explica que esse estudo é parte de muitas pesquisas realizadas no âmbito do Centro de Estudos sobre Cultura e Educação nos Impérios Ibéricos (CEIbero), do qual participam pesquisadores de diversas instituições brasileiras e portuguesas. “Neste centro, há um foco grande de pesquisa sobre a ideia de ‘cultura escrita’ em todo o espaço dos impérios português e espanhol durante o século XVIII. Na verdade, desde fins do século XVII até as independências americanas, no início do XIX”. O artigo completo “O “y”, o artigo e as ortografias: a censura e o vernáculo português do século XVIII” foi publicado na Revista Brasileira de História. Acesse – AQUI – o texto completo.

Conforme o professor, o artigo explora um debate secreto entre vários censores portugueses, em 1771, sobre dois livros de ortografia: o “Resumo da grammatica da lingua portuguesa”, de Antonio José dos Reis Lobato e “Breve tratado da orthografia, para os que não frequentam os estudos, ou dialogos sobre as mais principaes regras da orthografia, uteis para o povo menos instruido, accrescentado com hum dialogo da prozodia portugueza”, de João Pinheiro Freire da Cunha. 

“Em oito pareceres escritos sobre esses dois manuais, submetidos à Real Mesa Censória para análise quanto a sua publicação, os censores avançaram debates sobre ortodoxia e pluralismo, liberdade de expressão e avanço científico, ao mesmo tempo que buscaram estabelecer parâmetros para firmar um vernáculo oficial da língua portuguesa, expandindo para além da proibição de livros a ideia de censura que é tradicionalmente vista pela historiografia”, afirma o professor Cláudio Luiz DeNinpoti.

Premiação – O 33º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia é realizado pelo Governo do Paraná, por meio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Ao todo, são nove categorias: “Pesquisador Ciências Humanas e Sociais”, “Pesquisador Ciências Agrárias”, Pesquisador-Extensionista – Ciências Humanas e Sociais”, Pesquisador-Extensionista – Ciências Agrárias”, Estudante de Graduação – Ciências Humanas”, “Estudante de Graduação – Ciências Agrárias”; “Inventor Independente – Ciências Humanas e Sociais”, “Jornalismo Científico – Ciências Humanas e Sociais” e “Jornalismo Científico – Ciências Agrárias”.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.
Leia também

Esporte

Corrida beneficente da Atlética de Direito chega à segunda edição neste domingo (19)

Neste domingo (19), será realizada a segunda edição da Corrida Beneficente organizada pela Associação Atlética Acadêmica Sete de Março (AAASM), do curso de Direito da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A largada está prevista para as 6h30, em frente ao Restaurante Universitário (RU), com percursos de 4 km e 8 km. A programação ocorre das 6h às 9h, com entrega de medalhas e premiações para todos os participantes.


Servidores

UEL participa do JOSUEPAR 2025 em Foz do Iguaçu

Universidade estará representada por 84 servidores em 13 modalidades na 28ª edição dos Jogos das Universidades Estaduais do Paraná


CEFE

Práticas de bateria e de jogos virtuais de tiro embasam pesquisas em Comportamento Motor

Além do objetivo comum, as pesquisas querem desvendar variáveis importantes para a compreensão dos sistemas individuais e se estes sistemas são adaptáveis ou não, avançando sobre subáreas de pesquisa da grande área de Comportamento motor.


Diálogo

Evento reúne profissionais da saúde para discutir impactos do tabagismo e estratégias de prevenção

Promover hábitos de vida mais saudáveis e reforçar o papel dos profissionais da saúde na prevenção do tabagismo é o objetivo do Diálogo com Dentistas que Atuam nos Serviços Públicos de Saúde, que será realizado no dia 14 de novembro, das 8h às 12h, no auditório do Conselho Regional de Odontologia (CRO) – Regional Londrina, […]