Encontro sobre ensino de Geografia discute cenário brasileiro pós-pandemia

Interessados em submeter trabalhos podem fazer o envio em duas modalidades: artigo ou resumo expandido.

Beatriz Botelho

Agência UEL

“A Geografia em tempos de crises: o cenário brasileiro pós-pandemia” é o tema do XVIII Encontro de Ensino de Geografia, Mostra de Estágios e de Pesquisas, que começa neste sábado (30), a partir das 14 horas. A programação online conta com webnários, oficinas, comunicações orais e painéis sobre pesquisas e práticas de ensino em diferentes níveis, com atividades previstas até 29 de maio. As inscrições estão abertas – AQUI.

(Divulgação)

Abertura – A conferência de abertura será ministrada pelo professor Marcos Fávaro Martins, da Universidade Paulista (UNIP), que falará sobre os “Impactos da pandemia na política internacional e o Brasil frente à crise”. A transmissão será pelo canal do Youtube. A programação completa está disponível na página do Encontro – Programação.

O objetivo do Encontro é promover espaço de diálogo com pesquisadores, professores e estudantes da área para refletir sobre os rumos das pesquisas e das práticas pedagógicas na escola básica e universidade. São temas voltados para o ensino de Geografia e suas relações com a multi e a interdisciplinaridade.

A realização é do Departamento de Geociências, do Centro de Ciências Exatas (CCE), em conjunto com a Especialização em Ensino de Geografia, o Programa de Pós-graduação em Geografia, a Residência Pedagógica, o Programa de Educação Tutorial (PET-Geografia) o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Trabalhos – Interessados em submeter trabalhos para comunicação oral, podem fazer o envio em duas modalidades: artigo ou resumo expandido. São três eixos temáticos: Formação de professores e currículo da Geografia Escolar; Metodologia, didática e prática de ensino de Geografia; e Epistemologia da Geografia e Pesquisas em Ensino. Os trabalhos devem ser encaminhados de 1 a 15 de abril para o e-mail ensinodegeografia2020@gmail.com.

As normas para envio de trabalho estão no site do XVIII Encontro de Ensino de Geografia, Mostra de Estágios e de Pesquisas.