UEL está entre as melhores do país, segundo ranking britânico

UEL está entre as melhores do país, segundo ranking britânico

Ranking classificou as 606 melhores instituições de Ensino Superior de 48 países considerados emergentes.

A UEL se mantém como a melhor universidade estadual do Paraná, segundo ranking da revista britânica Times Higher Education – Emerging Economies 2021, divulgado nesta terça-feira (9). O ranking classificou as 606 melhores instituições de Ensino Superior de 48 países considerados emergentes. No âmbito nacional, a Universidade está na 29ª posição e, no âmbito internacional, ocupa a faixa 401-500.

Para diretora de Avaliação e Informação Institucional, da Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN), Elisa Emi Tanaka Carloto, o Times Higher Education é um dos rankings mais relevantes que a Universidade participa. “Ele tem valor agregado diferenciado, porque agrupa os países que possuem nível semelhante e apresenta melhor parâmetro comparativo. Ele avalia itens importantes para que as economias emergentes possam ser alavancadas”, afirma.

A metodologia avalia cinco áreas: Ensino, Pesquisa, Citações, Perspectivas internacionais e Renda da indústria (referente a relação com empregadores e oportunidades de estágios). Elisa explica que cada item recebe uma pontuação, mas que, no geral, é a relação entre eles que dá um bom desempenho para a Universidade. “Esses itens são fundamentais para que formem uma engrenagem, com ensino e pesquisa, tecnologia e geração de conhecimento, para promover o desenvolvimento do país”, afirma.

A diretora da PROPLAN também destaca o momento de pandemia vivido em todo o mundo, que trouxe dificuldades para o desenvolvimento das atividades em diversos setores. “Conseguir manter a pesquisa e o ensino em uma universidade estadual, no interior do Brasil, é uma vitória coletiva de estudantes, servidores, professores e de todas as outras instituições que apoiam a UEL por meio de convênios, parcerias, campos de estágio e oportunidades para o desenvolvimento de diversas atividades”, aponta.

Brasil – Das 606 instituições apontadas, 52 são brasileiras, entre públicas – federais e estaduais – e privadas. Na primeira colocação, entre as nacionais, está a Universidade de São Paulo (USP). Sete instituições estaduais de ensino superior paranaenses estão ranqueadas nesta edição do Times Higher Education – Emerging Economies 2021. No âmbito estadual, a Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR) alcançou a primeira colocação, seguida da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da UEL. Na sequência, estão: Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Rankings – Outros dois rankings divulgados em junho de 2020 também apontam o bom desempenho da UEL. O QS World University Rankings lista apenas 22 instituições brasileiras, das quais a UEL está na 17ª colocação, sendo a única estadual do Paraná. Já o The Center for World University Rankings (CWUR) coloca a instituição na 38ª posição, entre 57 ranqueadas do país. Neste, a UEL é a segunda estadual e a terceira paranaense.

Leia também